O Estudo a ser disseminado neste trabalho mostra a realidade de uma escola da zona rural de Santana do Matos-RN, mostrando as dificuldades encontradas desde a ida a escola até o seu funcionamento cotidiano. A forma como se dá a pratica pedagógica, o modelo teórico seguido nas aulas e o uso das TICs, são temas presentes no mesmo, sendo possível perceber as consequências causadas, devido não utilizarem as novas tecnologias. A análise foi feita em uma sala de aula, onde se pode perceber a falta de domínio da professora com o assunto que ia trabalhar com seus alunos, como também, foi possível observar que muitos alunos do 7º ano, turma onde foi realizada a observação, ainda não sabem ler direito, e a maioria nunca tiveram acesso a um computador. Por fim, pode-se perceber o descaso da rede municipal de ensino com a escola, pois a cada troca de líderes políticos, é trocado o quadro de professores e de funcionários em geral da escola, tornando assim cada vez mais difícil a aprendizagem dos alunos, pois quando algum professor começa um trabalho, não se tem como dar continuidade, devido ser interrompido. Através da realização da pesquisa de campo, documental, bibliográfica e aplicação da entrevista, com observação coletiva e participante, constatou-se que, na prática, o processo de ensino aprendizagem se dá a relação professor-aluno e o uso das novas tecnologias digitais na escola e em sala de aula além de fazer reflexões críticas sobre o que fazer e o que não fazer como docente.