Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS ESCOLARES NA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS, INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL, TICS, DIFICULDADES PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7288
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1316
    "inscrito_id" => 32780
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS ESCOLARES NA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS, INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "O Estudo a ser disseminado neste trabalho mostra a realidade de uma escola da zona rural de Santana do Matos-RN, mostrando as dificuldades encontradas desde a ida a escola até o seu funcionamento cotidiano. A forma como se dá a pratica pedagógica, o modelo teórico seguido nas aulas e o uso das TICs, são temas presentes no mesmo, sendo possível perceber as consequências causadas, devido não utilizarem as novas tecnologias. A análise foi feita em uma sala de aula, onde se pode perceber a falta de domínio da professora com o assunto que ia trabalhar com seus alunos, como também, foi possível observar que muitos alunos do 7º ano, turma onde foi realizada a observação, ainda não sabem ler direito, e a maioria nunca tiveram acesso a um computador. Por fim, pode-se perceber o descaso da rede municipal de ensino com a escola, pois a cada troca de líderes políticos, é trocado o quadro de professores e de funcionários em geral da escola, tornando assim cada vez mais difícil a aprendizagem dos alunos, pois quando algum professor começa um trabalho, não se tem como dar continuidade, devido ser interrompido. Através da realização da pesquisa de campo, documental, bibliográfica e aplicação da entrevista, com observação coletiva e participante, constatou-se que, na prática, o processo de ensino aprendizagem se dá a relação professor-aluno e o uso das novas tecnologias digitais na escola e em sala de aula além de fazer reflexões críticas sobre o que fazer e o que não fazer como docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL, TICS, DIFICULDADES PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_54_39_idinscrito_32780_d8999dc32ce130ba7cc07efe76f8fa56.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TEOBANETE DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "TEOBANETE CUNHA"
    "autor_email" => "teobanete.loveyou@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7288
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1316
    "inscrito_id" => 32780
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS ESCOLARES NA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS, INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "O Estudo a ser disseminado neste trabalho mostra a realidade de uma escola da zona rural de Santana do Matos-RN, mostrando as dificuldades encontradas desde a ida a escola até o seu funcionamento cotidiano. A forma como se dá a pratica pedagógica, o modelo teórico seguido nas aulas e o uso das TICs, são temas presentes no mesmo, sendo possível perceber as consequências causadas, devido não utilizarem as novas tecnologias. A análise foi feita em uma sala de aula, onde se pode perceber a falta de domínio da professora com o assunto que ia trabalhar com seus alunos, como também, foi possível observar que muitos alunos do 7º ano, turma onde foi realizada a observação, ainda não sabem ler direito, e a maioria nunca tiveram acesso a um computador. Por fim, pode-se perceber o descaso da rede municipal de ensino com a escola, pois a cada troca de líderes políticos, é trocado o quadro de professores e de funcionários em geral da escola, tornando assim cada vez mais difícil a aprendizagem dos alunos, pois quando algum professor começa um trabalho, não se tem como dar continuidade, devido ser interrompido. Através da realização da pesquisa de campo, documental, bibliográfica e aplicação da entrevista, com observação coletiva e participante, constatou-se que, na prática, o processo de ensino aprendizagem se dá a relação professor-aluno e o uso das novas tecnologias digitais na escola e em sala de aula além de fazer reflexões críticas sobre o que fazer e o que não fazer como docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL, TICS, DIFICULDADES PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_54_39_idinscrito_32780_d8999dc32ce130ba7cc07efe76f8fa56.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TEOBANETE DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "TEOBANETE CUNHA"
    "autor_email" => "teobanete.loveyou@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O Estudo a ser disseminado neste trabalho mostra a realidade de uma escola da zona rural de Santana do Matos-RN, mostrando as dificuldades encontradas desde a ida a escola até o seu funcionamento cotidiano. A forma como se dá a pratica pedagógica, o modelo teórico seguido nas aulas e o uso das TICs, são temas presentes no mesmo, sendo possível perceber as consequências causadas, devido não utilizarem as novas tecnologias. A análise foi feita em uma sala de aula, onde se pode perceber a falta de domínio da professora com o assunto que ia trabalhar com seus alunos, como também, foi possível observar que muitos alunos do 7º ano, turma onde foi realizada a observação, ainda não sabem ler direito, e a maioria nunca tiveram acesso a um computador. Por fim, pode-se perceber o descaso da rede municipal de ensino com a escola, pois a cada troca de líderes políticos, é trocado o quadro de professores e de funcionários em geral da escola, tornando assim cada vez mais difícil a aprendizagem dos alunos, pois quando algum professor começa um trabalho, não se tem como dar continuidade, devido ser interrompido. Através da realização da pesquisa de campo, documental, bibliográfica e aplicação da entrevista, com observação coletiva e participante, constatou-se que, na prática, o processo de ensino aprendizagem se dá a relação professor-aluno e o uso das novas tecnologias digitais na escola e em sala de aula além de fazer reflexões críticas sobre o que fazer e o que não fazer como docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.