O CUMPRIMENTO DA COMPET?NCIA ESCRITA NA REDA??O ENEM ? ESTABELECIDO COMO SENDO UM FATOR BASILAR PARA A APROVA??O E CONSEQUENTE INGRESSO DO ALUNO DA REDE B?SICA NO ENSINO SUPERIOR. DADA A SUA IMPORT?NCIA E EM RAZ?O DE NOTAR QUE OS MECANISMOS DE COES?O S?O MOVIMENTOS NECESS?RIOS PARA A ELABORA??O DE UM TEXTO CONSIDERADO PROFICIENTE, ESTE ESTUDO TEM EM VISTA A AN?LISE TEXTUAL-DISCURSIVA DE PRODU??ES DE ALUNOS DA TERCEIRA S?RIE DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE TERESINA-PI, PARA VERIFICAR QUE TIPOS DE ESTRAT?GIAS COESIVAS S?O COMUMENTE EMPREGADAS E COMO ESSAS ESTRAT?GIAS REVELAM A PERCEP??O LEITORA DO INDIV?DUO EM RELA??O ?S TEM?TICAS DEFINIDAS PELO CERTAME. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ESTUDO QUALITATIVO-DESCRITIVO, O QUAL PROCURA ENTENDER E INTERPRETAR FEN?MENOS SOCIAIS INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, TAL COMO DESCRITO POR BORTONI-RICARDO, 2008. NESSE SENTIDO, ? V?LIDO SITUAR A AN?LISE DESTE TRABALHO NA BUSCA PELA COMPREENS?O DE QUE O TEXTO ? UM ESPA?O DE IMPRESS?ES (ADVINDAS DE UMA PERSPECTIVA DIAL?GICA) MOTIVADAS POR A??ES EXTERNAS, ISTO ?, QUE SE FAZEM VALER, SOBREMANEIRA, DE MOVIMENTOS SOCIAIS. EM SE TRATANDO DO EXAME NACIONAL, DE ACORDO COM A CARTILHA DE ORIENTA??O AO ALUNO, O CONTE?DO PARA A DISSERTA??O SITUA-SE EM UM CAMPO PROBLEM?TICO/EMBLEM?TICO E ATUAL/CONTEMPOR?NEO. DESTACA-SE, AINDA, QUE ESTE TRABALHO EST? CIRCUNSCRITO AOS ESTUDOS DA LINGU?STICA TEXTUAL (LT) E LEITURA. RESPALDA-SE, ASSIM, EM DELL?ISOLA, 2001, (PARA O AFLORAR DAS DISCUSS?ES SOBRE LEITURA E SEUS N?VEIS, A FIM DE QUE SE ENTENDA QUE A PRODU??O ESCRITA ? RESULTADO DE UMA PERCEP??O DE MUNDO ALIADA AO OPERACIONAR DAS INFER?NCIAS E SUA EXPERI?NCIA EXTRATEXTUAL); KOCH, 2002 (APORTE NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DA COES?O COMO ESTRAT?GIA COGNITIVA E ANTECEDENTE ? MATERIALIZA??O); MARCUSCHI, 2008 (COM ?NFASE EM TEXTUALIDADE E O ESTUDO DA COES?O TEXTUAL COMO MECANISMO DE LIGA??O) E OUTROS AUTORES. GROSSO MODO, OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS CONSEGUEM APRESENTAR DOM?NIO DAS REFLEX?ES PROPOSTAS SOB O USO DE ELEMENTOS COESIVOS PONTUAIS QUE REVELAM PRODU??O DE SENTIDO ENTRE OS PER?ODOS E OS PAR?GRAFOS; MOSTRAM, PARCIALMENTE, O SEU POSICIONAMENTO. AL?M DISSO, DESEMPENHAM ESQUEMAS ARTICULAT?RIOS (PROJE??ES FIXAS DE MARCA??O ENTRE UM MOMENTO E OUTRO NO TEXTO) QUE D?O CONTA DA LIGA??O ENTRE AS IDEIAS EXPOSTAS, A CONEX?O ENTRE OS PAR?GRAFOS E A INJE??O DE NOVAS INFORMA??ES PARA A MANUTEN??O DO TEXTO.