DURANTE A CRISE PANDÊMICA, OS CURSOS DE MESTRADO EM GERAL SE VIRAM OBRIGADOS A REALIZAR SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS APENAS NA FORMA ONLINE, O QUE OS FEZ RECORRER AOS ARTEFATOS TÉCNICOS DISPONÍVEIS NA WEB, ENTRE ELES A VIDEOCONFERÊNCIA. A PRESENTE PESQUISA É UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO. VISA CONHECER AS AÇÕES POTENCIAIS QUE A INTEGRALIZAÇÃO DO USO DA VIDEOCONFERÊNCIA TEM OPORTUNIZADO ÀS DEFESAS DE MESTRADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PARTIR-SE-Á DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE MESTRADO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE AÇÃO QUE EMERGIRAM, E ESTÃO EMERGINDO, DESSE EVENTO ACADÊMICO AO SER MEDIADO POR ESSA TECNOLOGIA. BUSCOU-SE EMBASAMENTO NA TEORIA DO AFFORDANCE, APOIANDO-SE TAMBÉM NO CONCEITO DE COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR, DIALOGANDO COM AUTORES COMO: ISTAN (2013), SANTOS COSTA (2013), MIRIC (2015), MINA (2017), SMITH (2018), ALQBAILAT (2019), KAVIANI, TAMIM E GHAEMI (2020), ZHUO (2020). A METODOLOGIA ADOTADA SERÁ UM ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA APLICADA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO. PARA COLETARMOS DADOS, ELEGEMOS COMO PARTICIPANTES DA PESQUISA UMA AMOSTRA DE 13 DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL) DA UESPI, TANTO DA ÁREA DE LINGUÍSTICA QUANTO DE LITERATURA. TAL ESCOLHA SE DEVE AO FATO DE ESTES POSSUÍREM EXPERIÊNCIA TANTO COM A DEFESA DA DISSERTAÇÃO PRESENCIAL QUANTO A VIRTUAL, O QUE OS TORNA MAIS APTOS PARA PERCEBEREM AS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES QUE ESSA PRÁTICA AVALIATIVA MEDIADA POR VIDEOCONFERÊNCIA PODE OFERECER PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA. APLICAREMOS UM QUESTIONÁRIO QUE ESTÁ ORGANIZADO COM VISTA A IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS AFFORDANCES ADVINDOS DO USO DESSA FERRAMENTA EM DEFESAS DE MESTRADO DURANTE A PANDEMIA. A ANÁLISE TERÁ UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA ESTÁ NAS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS, SOCIAIS, LINGUÍSTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SUAS REFLEXÕES PODEM OFERECER PARA O EMPODERAMENTO DO SUJEITO NA SUA RELAÇÃO COM OS RECURSOS QUE O AMBIENTE DISPONIBILIZA.