Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

VIDEOCONFERÊNCIA NAS DEFESAS DE MESTRADO DO PPGL DA UESPI EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS AFFORDANCES

Palavra-chaves: AFFORDANCES, VIDEOCONFERÊNCIA, DEFESA DE MESTRADO, PANDEMIA, Comunicação Oral (CO) ST 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75825
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 444
    "titulo" => "VIDEOCONFERÊNCIA NAS DEFESAS DE MESTRADO DO PPGL DA UESPI EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS AFFORDANCES"
    "resumo" => "DURANTE A CRISE PANDÊMICA, OS CURSOS DE MESTRADO EM GERAL SE VIRAM OBRIGADOS A REALIZAR SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS APENAS NA FORMA ONLINE, O QUE OS FEZ RECORRER AOS ARTEFATOS TÉCNICOS DISPONÍVEIS NA WEB, ENTRE ELES A VIDEOCONFERÊNCIA. A PRESENTE PESQUISA É UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO. VISA CONHECER AS AÇÕES POTENCIAIS QUE A INTEGRALIZAÇÃO DO USO DA VIDEOCONFERÊNCIA TEM OPORTUNIZADO ÀS DEFESAS DE MESTRADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PARTIR-SE-Á DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE MESTRADO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE AÇÃO QUE EMERGIRAM, E ESTÃO EMERGINDO, DESSE EVENTO ACADÊMICO AO SER MEDIADO POR ESSA TECNOLOGIA. BUSCOU-SE EMBASAMENTO NA TEORIA DO AFFORDANCE, APOIANDO-SE TAMBÉM NO CONCEITO DE COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR, DIALOGANDO COM AUTORES COMO: ISTAN (2013), SANTOS COSTA (2013), MIRIC (2015), MINA (2017), SMITH (2018), ALQBAILAT (2019), KAVIANI, TAMIM E GHAEMI (2020), ZHUO (2020). A METODOLOGIA ADOTADA SERÁ UM ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA APLICADA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO. PARA COLETARMOS DADOS, ELEGEMOS COMO PARTICIPANTES DA PESQUISA UMA AMOSTRA DE 13 DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL) DA UESPI, TANTO DA ÁREA DE LINGUÍSTICA QUANTO DE LITERATURA. TAL ESCOLHA SE DEVE AO FATO DE ESTES POSSUÍREM EXPERIÊNCIA TANTO COM A DEFESA DA DISSERTAÇÃO PRESENCIAL QUANTO A VIRTUAL, O QUE OS TORNA MAIS APTOS PARA PERCEBEREM AS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES QUE ESSA PRÁTICA AVALIATIVA MEDIADA POR VIDEOCONFERÊNCIA PODE OFERECER PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA. APLICAREMOS UM QUESTIONÁRIO QUE ESTÁ ORGANIZADO COM VISTA A IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS AFFORDANCES ADVINDOS DO USO DESSA FERRAMENTA EM DEFESAS DE MESTRADO DURANTE A PANDEMIA. A ANÁLISE TERÁ UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA ESTÁ NAS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS, SOCIAIS, LINGUÍSTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SUAS REFLEXÕES PODEM OFERECER PARA O EMPODERAMENTO DO SUJEITO NA SUA RELAÇÃO COM OS RECURSOS QUE O AMBIENTE DISPONIBILIZA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA"
    "palavra_chave" => "AFFORDANCES, VIDEOCONFERÊNCIA, DEFESA DE MESTRADO, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA106_ID444_11072021192416.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRÍSIA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "BRÍSIA BARBOSA"
    "autor_email" => "brisiameb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75825
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 444
    "titulo" => "VIDEOCONFERÊNCIA NAS DEFESAS DE MESTRADO DO PPGL DA UESPI EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS AFFORDANCES"
    "resumo" => "DURANTE A CRISE PANDÊMICA, OS CURSOS DE MESTRADO EM GERAL SE VIRAM OBRIGADOS A REALIZAR SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS APENAS NA FORMA ONLINE, O QUE OS FEZ RECORRER AOS ARTEFATOS TÉCNICOS DISPONÍVEIS NA WEB, ENTRE ELES A VIDEOCONFERÊNCIA. A PRESENTE PESQUISA É UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO. VISA CONHECER AS AÇÕES POTENCIAIS QUE A INTEGRALIZAÇÃO DO USO DA VIDEOCONFERÊNCIA TEM OPORTUNIZADO ÀS DEFESAS DE MESTRADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PARTIR-SE-Á DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE MESTRADO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE AÇÃO QUE EMERGIRAM, E ESTÃO EMERGINDO, DESSE EVENTO ACADÊMICO AO SER MEDIADO POR ESSA TECNOLOGIA. BUSCOU-SE EMBASAMENTO NA TEORIA DO AFFORDANCE, APOIANDO-SE TAMBÉM NO CONCEITO DE COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR, DIALOGANDO COM AUTORES COMO: ISTAN (2013), SANTOS COSTA (2013), MIRIC (2015), MINA (2017), SMITH (2018), ALQBAILAT (2019), KAVIANI, TAMIM E GHAEMI (2020), ZHUO (2020). A METODOLOGIA ADOTADA SERÁ UM ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA APLICADA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO. PARA COLETARMOS DADOS, ELEGEMOS COMO PARTICIPANTES DA PESQUISA UMA AMOSTRA DE 13 DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL) DA UESPI, TANTO DA ÁREA DE LINGUÍSTICA QUANTO DE LITERATURA. TAL ESCOLHA SE DEVE AO FATO DE ESTES POSSUÍREM EXPERIÊNCIA TANTO COM A DEFESA DA DISSERTAÇÃO PRESENCIAL QUANTO A VIRTUAL, O QUE OS TORNA MAIS APTOS PARA PERCEBEREM AS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES QUE ESSA PRÁTICA AVALIATIVA MEDIADA POR VIDEOCONFERÊNCIA PODE OFERECER PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA. APLICAREMOS UM QUESTIONÁRIO QUE ESTÁ ORGANIZADO COM VISTA A IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS AFFORDANCES ADVINDOS DO USO DESSA FERRAMENTA EM DEFESAS DE MESTRADO DURANTE A PANDEMIA. A ANÁLISE TERÁ UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA ESTÁ NAS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS, SOCIAIS, LINGUÍSTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SUAS REFLEXÕES PODEM OFERECER PARA O EMPODERAMENTO DO SUJEITO NA SUA RELAÇÃO COM OS RECURSOS QUE O AMBIENTE DISPONIBILIZA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA"
    "palavra_chave" => "AFFORDANCES, VIDEOCONFERÊNCIA, DEFESA DE MESTRADO, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA106_ID444_11072021192416.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRÍSIA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "BRÍSIA BARBOSA"
    "autor_email" => "brisiameb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

DURANTE A CRISE PANDÊMICA, OS CURSOS DE MESTRADO EM GERAL SE VIRAM OBRIGADOS A REALIZAR SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS APENAS NA FORMA ONLINE, O QUE OS FEZ RECORRER AOS ARTEFATOS TÉCNICOS DISPONÍVEIS NA WEB, ENTRE ELES A VIDEOCONFERÊNCIA. A PRESENTE PESQUISA É UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO. VISA CONHECER AS AÇÕES POTENCIAIS QUE A INTEGRALIZAÇÃO DO USO DA VIDEOCONFERÊNCIA TEM OPORTUNIZADO ÀS DEFESAS DE MESTRADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PARTIR-SE-Á DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE MESTRADO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE AÇÃO QUE EMERGIRAM, E ESTÃO EMERGINDO, DESSE EVENTO ACADÊMICO AO SER MEDIADO POR ESSA TECNOLOGIA. BUSCOU-SE EMBASAMENTO NA TEORIA DO AFFORDANCE, APOIANDO-SE TAMBÉM NO CONCEITO DE COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR, DIALOGANDO COM AUTORES COMO: ISTAN (2013), SANTOS COSTA (2013), MIRIC (2015), MINA (2017), SMITH (2018), ALQBAILAT (2019), KAVIANI, TAMIM E GHAEMI (2020), ZHUO (2020). A METODOLOGIA ADOTADA SERÁ UM ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA APLICADA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO. PARA COLETARMOS DADOS, ELEGEMOS COMO PARTICIPANTES DA PESQUISA UMA AMOSTRA DE 13 DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL) DA UESPI, TANTO DA ÁREA DE LINGUÍSTICA QUANTO DE LITERATURA. TAL ESCOLHA SE DEVE AO FATO DE ESTES POSSUÍREM EXPERIÊNCIA TANTO COM A DEFESA DA DISSERTAÇÃO PRESENCIAL QUANTO A VIRTUAL, O QUE OS TORNA MAIS APTOS PARA PERCEBEREM AS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES QUE ESSA PRÁTICA AVALIATIVA MEDIADA POR VIDEOCONFERÊNCIA PODE OFERECER PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA. APLICAREMOS UM QUESTIONÁRIO QUE ESTÁ ORGANIZADO COM VISTA A IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS AFFORDANCES ADVINDOS DO USO DESSA FERRAMENTA EM DEFESAS DE MESTRADO DURANTE A PANDEMIA. A ANÁLISE TERÁ UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA ESTÁ NAS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS, SOCIAIS, LINGUÍSTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SUAS REFLEXÕES PODEM OFERECER PARA O EMPODERAMENTO DO SUJEITO NA SUA RELAÇÃO COM OS RECURSOS QUE O AMBIENTE DISPONIBILIZA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.