Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

MEMES EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Palavra-chaves: MEME, GÊNERO, LIVROS DIDÁTICOS, TEXTO, Comunicação Oral (CO) ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA
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      INTENSIDADE DO USO DE TECNOLOGIAS E A NECESSIDADE DE SE COMUNICAR ATRAVÉS DELA, FEZ COM QUE NOS \r\n
      ÚLTIMOS ANOS TENHA SURGIDO NOVOS GÊNEROS, A FIM DE AMPLIAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS \r\n
      DE FORMA EFICAZ. COM ISSO, OS MEMES TEM GANHADO ESPAÇO NO CAMPO DAS PESQUISAS LINGUÍSTICAS. \r\n
      OS MEMES SÃO IMAGENS, FRASES, TUDO AQUILO QUE É TRANSMITIDO ATRAVÉS DE RÉPLICA, UMA DAS \r\n
      PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS É A SUA VIRALIZAÇÃO, É UM GÊNERO HUMORÍSTICO, DE ORIGEM VIRTUAL, MAS \r\n
      QUE, ATUALMENTE TAMBÉM PODE ENCONTRADO EM OUTROS CANAIS, COMO EM MATERIAIS DIDÁTICOS. DESTA \r\n
      FORMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS ASPECTOS FORMAIS E FUNCIONAIS DO GÊNERO TEXTUAL \r\n
      MEME ENCONTRADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. NOSSA INVESTIGAÇÃO TEM COMO BASE \r\n
      A LINGUÍSTICA TEXTUAL, ÁREA DA LINGUÍSTICA QUE CONSIDERA O TEXTO ALÉM DOS LIMITES DA FRASE, O QUAL \r\n
      DEVE SER INTERPRETADO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS, POIS TODO TEXTO PODE FAZER SENTIDO EM UMA \r\n
      DETERMINADA SITUAÇÃO, E APRESENTAR DIVERSAS INTERPRETAÇÕES DE ACORDO COM O SEU CONTEXTO. PARA \r\n
      ESTA PESQUISA ADOTAMOS OS CONCEITOS DE TEXTO DE ACORDO COM MARCUSCHI (2008) E KOCH (2018) E \r\n
      NO CONCEITO DE MEME A PARTIR DA DEFINIÇÃO DE RICHARD DAWKINS (1976). FORAM ANALISADOS CINCO \r\n
      LIVROS DIDÁTICOS E DURANTE A ANÁLISE FORAM OBSERVADOS OS ASPECTOS COMPOSICIONAIS, A FORMA DO \r\n
      GÊNERO E OS ASPECTOS FUNCIONAIS, MODO DE COMPOSIÇÃO, COMO SE DÁ A ESCRITA, A ELABORAÇÃO, A \r\n
      FINALIDADE E COMO O GÊNERO MEME VEM SENDO ABORDADO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. COMO \r\n
      RESULTADOS, OBSERVAMOS QUE EM ALGUNS DOS LIVROS ANALISADOS OS MEMES SÃO APRESENTADOS APENAS \r\n
      COMO PRETEXTO PARA QUESTÕES GRAMATICAIS, SEM UMA CARACTERIZAÇÃO DO GÊNERO, ENQUANTO QUE EM \r\n
      OUTROS, A FORMA E A FUNÇÃO SÃO DESTACADAS E LEVAM O ALUNO A REFLETIR SOBRE O FUNCIONAMENTO DESTE \r\n
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Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

OS GÊNEROS TEXTUAIS SE ADAPTAM DE ACORDO COM AS NECESSIDADES E O CONTEXTO ATUAL, A INTENSIDADE DO USO DE TECNOLOGIAS E A NECESSIDADE DE SE COMUNICAR ATRAVÉS DELA, FEZ COM QUE NOS ÚLTIMOS ANOS TENHA SURGIDO NOVOS GÊNEROS, A FIM DE AMPLIAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS DE FORMA EFICAZ. COM ISSO, OS MEMES TEM GANHADO ESPAÇO NO CAMPO DAS PESQUISAS LINGUÍSTICAS. OS MEMES SÃO IMAGENS, FRASES, TUDO AQUILO QUE É TRANSMITIDO ATRAVÉS DE RÉPLICA, UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS É A SUA VIRALIZAÇÃO, É UM GÊNERO HUMORÍSTICO, DE ORIGEM VIRTUAL, MAS QUE, ATUALMENTE TAMBÉM PODE ENCONTRADO EM OUTROS CANAIS, COMO EM MATERIAIS DIDÁTICOS. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS ASPECTOS FORMAIS E FUNCIONAIS DO GÊNERO TEXTUAL MEME ENCONTRADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. NOSSA INVESTIGAÇÃO TEM COMO BASE A LINGUÍSTICA TEXTUAL, ÁREA DA LINGUÍSTICA QUE CONSIDERA O TEXTO ALÉM DOS LIMITES DA FRASE, O QUAL DEVE SER INTERPRETADO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS, POIS TODO TEXTO PODE FAZER SENTIDO EM UMA DETERMINADA SITUAÇÃO, E APRESENTAR DIVERSAS INTERPRETAÇÕES DE ACORDO COM O SEU CONTEXTO. PARA ESTA PESQUISA ADOTAMOS OS CONCEITOS DE TEXTO DE ACORDO COM MARCUSCHI (2008) E KOCH (2018) E NO CONCEITO DE MEME A PARTIR DA DEFINIÇÃO DE RICHARD DAWKINS (1976). FORAM ANALISADOS CINCO LIVROS DIDÁTICOS E DURANTE A ANÁLISE FORAM OBSERVADOS OS ASPECTOS COMPOSICIONAIS, A FORMA DO GÊNERO E OS ASPECTOS FUNCIONAIS, MODO DE COMPOSIÇÃO, COMO SE DÁ A ESCRITA, A ELABORAÇÃO, A FINALIDADE E COMO O GÊNERO MEME VEM SENDO ABORDADO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. COMO RESULTADOS, OBSERVAMOS QUE EM ALGUNS DOS LIVROS ANALISADOS OS MEMES SÃO APRESENTADOS APENAS COMO PRETEXTO PARA QUESTÕES GRAMATICAIS, SEM UMA CARACTERIZAÇÃO DO GÊNERO, ENQUANTO QUE EM OUTROS, A FORMA E A FUNÇÃO SÃO DESTACADAS E LEVAM O ALUNO A REFLETIR SOBRE O FUNCIONAMENTO DESTE GÊNERO.

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