OS GÊNEROS TEXTUAIS SE ADAPTAM DE ACORDO COM AS NECESSIDADES E O CONTEXTO ATUAL, A
INTENSIDADE DO USO DE TECNOLOGIAS E A NECESSIDADE DE SE COMUNICAR ATRAVÉS DELA, FEZ COM QUE NOS
ÚLTIMOS ANOS TENHA SURGIDO NOVOS GÊNEROS, A FIM DE AMPLIAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS
DE FORMA EFICAZ. COM ISSO, OS MEMES TEM GANHADO ESPAÇO NO CAMPO DAS PESQUISAS LINGUÍSTICAS.
OS MEMES SÃO IMAGENS, FRASES, TUDO AQUILO QUE É TRANSMITIDO ATRAVÉS DE RÉPLICA, UMA DAS
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS É A SUA VIRALIZAÇÃO, É UM GÊNERO HUMORÍSTICO, DE ORIGEM VIRTUAL, MAS
QUE, ATUALMENTE TAMBÉM PODE ENCONTRADO EM OUTROS CANAIS, COMO EM MATERIAIS DIDÁTICOS. DESTA
FORMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS ASPECTOS FORMAIS E FUNCIONAIS DO GÊNERO TEXTUAL
MEME ENCONTRADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. NOSSA INVESTIGAÇÃO TEM COMO BASE
A LINGUÍSTICA TEXTUAL, ÁREA DA LINGUÍSTICA QUE CONSIDERA O TEXTO ALÉM DOS LIMITES DA FRASE, O QUAL
DEVE SER INTERPRETADO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS, POIS TODO TEXTO PODE FAZER SENTIDO EM UMA
DETERMINADA SITUAÇÃO, E APRESENTAR DIVERSAS INTERPRETAÇÕES DE ACORDO COM O SEU CONTEXTO. PARA
ESTA PESQUISA ADOTAMOS OS CONCEITOS DE TEXTO DE ACORDO COM MARCUSCHI (2008) E KOCH (2018) E
NO CONCEITO DE MEME A PARTIR DA DEFINIÇÃO DE RICHARD DAWKINS (1976). FORAM ANALISADOS CINCO
LIVROS DIDÁTICOS E DURANTE A ANÁLISE FORAM OBSERVADOS OS ASPECTOS COMPOSICIONAIS, A FORMA DO
GÊNERO E OS ASPECTOS FUNCIONAIS, MODO DE COMPOSIÇÃO, COMO SE DÁ A ESCRITA, A ELABORAÇÃO, A
FINALIDADE E COMO O GÊNERO MEME VEM SENDO ABORDADO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. COMO
RESULTADOS, OBSERVAMOS QUE EM ALGUNS DOS LIVROS ANALISADOS OS MEMES SÃO APRESENTADOS APENAS
COMO PRETEXTO PARA QUESTÕES GRAMATICAIS, SEM UMA CARACTERIZAÇÃO DO GÊNERO, ENQUANTO QUE EM
OUTROS, A FORMA E A FUNÇÃO SÃO DESTACADAS E LEVAM O ALUNO A REFLETIR SOBRE O FUNCIONAMENTO DESTE
GÊNERO.