PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA: O PROCESSO ARGUMENTATIVO EM MONOGRAFIAS
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79115 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 235 "titulo" => "PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA: O PROCESSO ARGUMENTATIVO EM MONOGRAFIAS" "resumo" => "NESTE ARTIGO, SÃO APRESENTADOS PARTE DOS RESULTADOS DO PROJETO “INTERAÇÕES ACADÊMICAS E GÊNEROS ESCRITOS: PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA COM FINS ESPECÍFICOS ”, EM ESPECIAL “A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA”. O CORPUS DE REFERÊNCIA É COMPOSTO POR MONOGRAFIAS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO. INTERESSA-NOS DISCUTIR COMO A ESCRITA ACADÊMICA TEM SIDO OBJETO DE VÁRIAS PESQUISAS, ALGUMAS COM ENFOQUE NA ANÁLISE DE GÊNEROS TEXTUAIS, NO CAMPO DOS ESTUDOS DOS LETRAMENTOS, OUTRAS NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS COM O OBJETIVO PRECÍPUO DE OFERECER AOS ESTUDANTES A CAPACIDADE DE PRODUZIR E COMPREENDER TEXTOS DO CONTEXTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO, ASSIM COMO O USO DA LÍNGUA COM FINS ESPECÍFICOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO PRINCIPAL CONSISTE EM INVESTIGAR O FUNCIONAMENTO E AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS PELOS GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO MONOGRAFIA. ORIENTAM AS ANÁLISES OS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTOS ACADÊMICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A ESCRITA COMO PRÁTICA SOCIAL, ALÉM DE ESTUDOS QUE APONTAM PARA OS PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE O ESTUDO DO GÊNERO COMO TIPIFICAÇÃO, AÇÃO RETÓRICA, SISTEMA DE ATIVIDADES E COMUNIDADES DISCURSIVAS, QUANTO ÀS CONVENÇÕES RETÓRICAS QUE INFLUEM NO PROCESSO ARGUMENTATIVO ESTABELECIDO NAS INTERAÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DAS ANÁLISES APRESENTADAS APONTARAM QUE AS MONOGRAFIAS DEPENDENDO DA SUBÁREA, APRESENTAM TRAÇOS DISTINTIVOS – TEXTUAIS E DISCURSIVOS – DE UM CONTEXTO SITUACIONAL ESPECÍFICO, E OS GRADUANDOS USARAM DETERMINADOS PASSOS MAIS QUE OUTROS. ASSIM, COMPREENDE-SE QUE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MEIO ACADÊMICO, REFORÇA A IDEIA DE QUE OS GÊNEROS TIPIFICAM AÇÕES, RELAÇÕES E IDENTIDADES SOCIAIS; ORGANIZAM O SISTEMA DE ATIVIDADES DOS DIVERSOS CONTEXTOS DA VIDA HUMANA, E MAIS QUE ISSO, CONFIRMAM A NOÇÃO DE QUE A LÍNGUA É UMA ATIVIDADE INTERATIVA, INSERIDA NO UNIVERSO DAS PRÁTICAS SOCIAIS E DISCURSIVAS, ENVOLVENDO INTERLOCUTORES E PROPÓSITOS COMUNICATIVOS DETERMINADOS E DISTINTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, MONOGRAFIA , LETRAMENTO ACADÊMICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "61b9eb08e25e1_15122021101800.pdf" "created_at" => "2021-12-15 10:18:00" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA DA SILVA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "nayaraqueiroz1987@gmail.c" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79115 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 235 "titulo" => "PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA: O PROCESSO ARGUMENTATIVO EM MONOGRAFIAS" "resumo" => "NESTE ARTIGO, SÃO APRESENTADOS PARTE DOS RESULTADOS DO PROJETO “INTERAÇÕES ACADÊMICAS E GÊNEROS ESCRITOS: PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA COM FINS ESPECÍFICOS ”, EM ESPECIAL “A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA”. O CORPUS DE REFERÊNCIA É COMPOSTO POR MONOGRAFIAS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO. INTERESSA-NOS DISCUTIR COMO A ESCRITA ACADÊMICA TEM SIDO OBJETO DE VÁRIAS PESQUISAS, ALGUMAS COM ENFOQUE NA ANÁLISE DE GÊNEROS TEXTUAIS, NO CAMPO DOS ESTUDOS DOS LETRAMENTOS, OUTRAS NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS COM O OBJETIVO PRECÍPUO DE OFERECER AOS ESTUDANTES A CAPACIDADE DE PRODUZIR E COMPREENDER TEXTOS DO CONTEXTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO, ASSIM COMO O USO DA LÍNGUA COM FINS ESPECÍFICOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO PRINCIPAL CONSISTE EM INVESTIGAR O FUNCIONAMENTO E AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS PELOS GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO MONOGRAFIA. ORIENTAM AS ANÁLISES OS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTOS ACADÊMICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A ESCRITA COMO PRÁTICA SOCIAL, ALÉM DE ESTUDOS QUE APONTAM PARA OS PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE O ESTUDO DO GÊNERO COMO TIPIFICAÇÃO, AÇÃO RETÓRICA, SISTEMA DE ATIVIDADES E COMUNIDADES DISCURSIVAS, QUANTO ÀS CONVENÇÕES RETÓRICAS QUE INFLUEM NO PROCESSO ARGUMENTATIVO ESTABELECIDO NAS INTERAÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DAS ANÁLISES APRESENTADAS APONTARAM QUE AS MONOGRAFIAS DEPENDENDO DA SUBÁREA, APRESENTAM TRAÇOS DISTINTIVOS – TEXTUAIS E DISCURSIVOS – DE UM CONTEXTO SITUACIONAL ESPECÍFICO, E OS GRADUANDOS USARAM DETERMINADOS PASSOS MAIS QUE OUTROS. ASSIM, COMPREENDE-SE QUE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MEIO ACADÊMICO, REFORÇA A IDEIA DE QUE OS GÊNEROS TIPIFICAM AÇÕES, RELAÇÕES E IDENTIDADES SOCIAIS; ORGANIZAM O SISTEMA DE ATIVIDADES DOS DIVERSOS CONTEXTOS DA VIDA HUMANA, E MAIS QUE ISSO, CONFIRMAM A NOÇÃO DE QUE A LÍNGUA É UMA ATIVIDADE INTERATIVA, INSERIDA NO UNIVERSO DAS PRÁTICAS SOCIAIS E DISCURSIVAS, ENVOLVENDO INTERLOCUTORES E PROPÓSITOS COMUNICATIVOS DETERMINADOS E DISTINTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, MONOGRAFIA , LETRAMENTO ACADÊMICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "61b9eb08e25e1_15122021101800.pdf" "created_at" => "2021-12-15 10:18:00" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA DA SILVA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "nayaraqueiroz1987@gmail.c" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }