NESTE ARTIGO, SÃO APRESENTADOS PARTE DOS RESULTADOS DO PROJETO “INTERAÇÕES ACADÊMICAS E GÊNEROS ESCRITOS: PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA COM FINS ESPECÍFICOS ”, EM ESPECIAL “A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA”. O CORPUS DE REFERÊNCIA É COMPOSTO POR MONOGRAFIAS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO. INTERESSA-NOS DISCUTIR COMO A ESCRITA ACADÊMICA TEM SIDO OBJETO DE VÁRIAS PESQUISAS, ALGUMAS COM ENFOQUE NA ANÁLISE DE GÊNEROS TEXTUAIS, NO CAMPO DOS ESTUDOS DOS LETRAMENTOS, OUTRAS NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS COM O OBJETIVO PRECÍPUO DE OFERECER AOS ESTUDANTES A CAPACIDADE DE PRODUZIR E COMPREENDER TEXTOS DO CONTEXTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO, ASSIM COMO O USO DA LÍNGUA COM FINS ESPECÍFICOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO PRINCIPAL CONSISTE EM INVESTIGAR O FUNCIONAMENTO E AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS PELOS GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO MONOGRAFIA. ORIENTAM AS ANÁLISES OS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTOS ACADÊMICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A ESCRITA COMO PRÁTICA SOCIAL, ALÉM DE ESTUDOS QUE APONTAM PARA OS PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE O ESTUDO DO GÊNERO COMO TIPIFICAÇÃO, AÇÃO RETÓRICA, SISTEMA DE ATIVIDADES E COMUNIDADES DISCURSIVAS, QUANTO ÀS CONVENÇÕES RETÓRICAS QUE INFLUEM NO PROCESSO ARGUMENTATIVO ESTABELECIDO NAS INTERAÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DAS ANÁLISES APRESENTADAS APONTARAM QUE AS MONOGRAFIAS DEPENDENDO DA SUBÁREA, APRESENTAM TRAÇOS DISTINTIVOS – TEXTUAIS E DISCURSIVOS – DE UM CONTEXTO SITUACIONAL ESPECÍFICO, E OS GRADUANDOS USARAM DETERMINADOS PASSOS MAIS QUE OUTROS. ASSIM, COMPREENDE-SE QUE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MEIO ACADÊMICO, REFORÇA A IDEIA DE QUE OS GÊNEROS TIPIFICAM AÇÕES, RELAÇÕES E IDENTIDADES SOCIAIS; ORGANIZAM O SISTEMA DE ATIVIDADES DOS DIVERSOS CONTEXTOS DA VIDA HUMANA, E MAIS QUE ISSO, CONFIRMAM A NOÇÃO DE QUE A LÍNGUA É UMA ATIVIDADE INTERATIVA, INSERIDA NO UNIVERSO DAS PRÁTICAS SOCIAIS E DISCURSIVAS, ENVOLVENDO INTERLOCUTORES E PROPÓSITOS COMUNICATIVOS DETERMINADOS E DISTINTOS.