SANTIAGO, Luan Presley Mendonça et al.. Escola, espaço das vozes de todos. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7244>. Acesso em: 13/11/2024 06:17
A gestão da Educação é responsável por garantir a qualidade de uma mediação no seio da prática social global (Saviani, 1980), que se constitui no único mecanismo de hominização do ser humano, que é a educação, a formação humana de cidadãos. Seus princípios são os princípios da educação que a gestão assegura serem cumpridos – uma educação comprometida com o respeito e a igualdade entre todos. Este texto tem como principal objetivo refletir sobre a dinâmica de trabalho da gestão democrática. Para discutir a relação entre gestão e escola numa perspectiva democrática de legitimação das vozes dos sujeitos que constituem este espaço de relevância social e humana utilizamo-nos de procedimentos metodológicos qualitativos e das contribuições de Libâneo (2004) e Luck (2011), dentre outros. As reflexões aqui propostas levam-nos à percepção de que a escola só poderá cumprir com excelência seus papéis formativo, social e humano quando estiver disposta a despir-se do manto da autoridade em detrimento das leves vestimentas do respeito a cada um e a todos, garantindo o espaço de atuação a todas as vozes que tiverem algo a dizer. E elas sempre têm.