Este artigo tem com a temática O Ensino de Língua Portuguesa: numa perspectiva interacional. Buscamos, através de um estudo qualitativo, analisar as produções textuais e reescritas dos alunos através da nossa experiência docente do cursinho Pré-universitário PET-Conexões de Saberes. Este artigo tem objetivo de investigar a relação entre conhecimento gramatical e produção textual. Os dados expostos neste estudo foram coletados entre abril e maio de 2014, em escolas públicas da região paraibana. A priori, nosso foco foi à produção textual, porém decidimos que a gramática deveria ser acoplada ao ensino de produção textual, tendo em vista que os nossos alunos, em um primeiro momento, apresentaram alguns equívocos no que diz respeito a algumas regras gramaticais,percebemos que a gramática deve ser um recurso de aprimoramento da leitura, interpretação e produção textual o que nos levou a utilizarmos uma metodologia configurada na proposta de Antunes (2003), que estabelece as seguintes etapas para a produção escrita: a primeira etapa é a do planejamento que corresponde todo o cuidado de quem vai escrever; a segunda etapa é a da escrita que corresponde a tarefa de pôr no papel; á terceira etapa é a da revisão e da reescrita correspondente ao momento de analise do que foi escrito. Para tanto, contamos com a contribuição de autores, tais como: Antunes (2003), Freire (2011), Moura e Votre (2011), Volochinov (1981). Os dados obtidos foram registrados e analisados nos levando a resultados que comprovam que o ensino de língua portuguesa deve ir além de aspectos formais do uso da língua.O ensino de língua portuguesa deve pauta-se em um ensino reflexivo, levando o aluno a pensar criticamente sobre o uso da língua e as diversas formas de linguagem, é sabido que essa experiência docente nos mostrou que é de suma importância fazer apontamentos que orientem para uma possível reescrita, tais apontamentos podem influenciar positivamente ou negativamente.