SOUZA, Gisllayne Rufino. Os direitos humanos na formação dos professores. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7721>. Acesso em: 24/11/2024 00:21
Abordando questões relacionadas à importância do professor ter formação para construírem um trabalho eficaz sobre os Direitos Humanos, o presente artigo relata como está sendo atualmente desenvolvidas as atividades em sala de aula sobre esses direitos, fazendo um paralelo entre a formação do professor e a forma de como ele está desenvolvendo tais atividades. Tendo como objetivo de levantar informações sobre a formação dos professores e de como atualmente está sendo trabalhado e discutido a temática sobre os Direitos Humanos. Pesquisa qualitativa, método utilizado exploratório-descritivo, tendo em vista a necessidade de levantar informações sobre a formação dos professores, com o intuito de investigar como os educadores estão trabalhando atualmente a temática dos Direitos Humanos no contexto escolar, mas especificamente, na sala de aula. Não tendo os entrevistados da pesquisa formação para desenvolverem atividades sobre os direitos humanos percebe que fazem trabalhos sem base teórica, é uma consequência de um conhecimento que não foi adquirido por eles. As medidas sugeridas para amenizar esse problema, é ser revisto a importância do conhecimento dos documentos disponibilizados e que as próprias escolas recebem do governo e muitas vezes ficam guardados em plastificados, enquanto isso continua-se a acontecer violência e falta de respeito das pessoas umas com as outras desde muito criança se percebe isso. Conhecer ou relembrar a luta que seus antecedentes enfrentaram para que se tivessem regido em leis os Direitos Humanos e a escola como formadora é a principal agente de transformação, é nela que se conhece e se aprende o que são os Direitos Humanos.