A PANDEMIA AFETOU DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, MAS NENHUM DELES TEM GERADO TANTOS IMPACTOS E REFLEXÕES QUANTO NA EDUCAÇÃO. TRADICIONALMENTE, O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VEM SENDO REALIZADO DE FORMA PRESENCIAL, ORA COM FOCO NO PROFESSOR, ORA COM FOCO NO EDUCANDO, A DEPENDER DO ESTILO DIDÁTICO ADOTADO PELAS INSTITUIÇÕES. AINDA SIM, ACOMPANHAMOS UMA CRESCENTE PROCURA PELA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD), COMO SIGNO DOS NOVOS TEMPOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E TAMBÉM COMO FORMA DE DEMOCRATIZAR O ACESSO AO ENSINO. HOJE, O CENÁRIO APRESENTADO PELO SETOR EDUCACIONAL É A REALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM OCORRENDO SUMARIAMENTE NO FORMATO ONLINE, FAZENDO EMERGIR PROBLEMAS DIVERSOS, QUE VÃO DESDE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ATÉ O DESPREPARO TECNOLÓGICO DOS ESTUDANTES. OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM FORMAÇÃO NÃO SÃO CAPACITADOS PARA LIDAR COM FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E COM A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE. FALTAM AOS CURSOS DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA DISCIPLINAS QUE TRABALHEM COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - NTIC (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2000) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E QUE DISCUTAM A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO CAMPO DA EAD, DO ENSINO VIRTUAL E HÍBRIDO. ESTES TEMAS SÃO IMPORTANTES, SEJA EM/PARA TEMPOS DE PANDEMIA OU NÃO, POIS LEVAM O PROFISSIONAL A CONHECER MAIS SOBRE FERRAMENTAS DIGITAIS E APROFUNDAR OS ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO. COMO RESULTADO DA FALTA DE REFLEXÕES SOBRE ESTA TEMÁTICA, VEMOS PROFISSIONAIS TRANSPONDO PARA O ESPAÇO VIRTUAL O MESMO DESENHO DIDÁTICO APLICADO NO ENSINO PRESENCIAL, TORNANDO O ENSINO ONLINE ENFADONHO, PODENDO ATÉ CAUSAR DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (PRP/UNEB), PROGRAMA AINDA EM CURSO, INICIADO EM NOVEMBRO DE 2020. DIFERENTE DE OUTROS ANOS, A RESIDÊNCIA TEM SIDO REALIZADA POR MEIO DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA, O QUE INCLUI O EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO LICENCIANDO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, HAJA VISTA O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CONTER O AVANÇO DO NOVO CORONAVÍRUS - COVID-19, SUBSTITUINDO, ASSIM, AS AULAS PRESENCIAIS PELAS AULAS VIRTUAIS. ESTA PESQUISA PARTE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DA PESQUISA-FORMAÇÃO (SANTOS, 2019), AQUI COMPREENDIDO COM UM ATO DE REFLEXIVIDADE DA PRÁTICA DOCENTE, PENSADO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO ONLINE (EOL). ALÉM DISSO, ESTA PESQUISA ENVOLVE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS. DADA À IMPORTÂNCIA ATUAL DA TEMÁTICA TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, TORNA-SE NECESSÁRIO DISCUTIR SOBRE OS LIMITES E OS DESAFIOS DA EOL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, EM ESPECIAL NO CAMPO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, UMA DISCIPLINA QUE DEVIDO AO SEU HISTÓRICO DE INTERMITÊNCIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, APRESENTA DESAFIOS QUE VÃO ALÉM DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE (PIMENTEL; ARAÚJO, 2020). NESSE SENTIDO, A INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PERMITIRÁ UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA SOBRE E MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSIM COMO O APRENDIZADO DE FERRAMENTAS VOLTADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA.