PARTINDO DOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE A UTILIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "SOU ATLÂNTICA", DESENVOLVIDA PELO NUPE MARÍLIA, COMO FORMA DE IMPULSIONAR O ENSINO APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. AO REALIZAR O RESGATE DA LUTA DO MOVIMENTO NEGRO NAS AMÉRICAS, A EXPOSIÇÃO RESSALTA OS DIFERENTES CONTEXTOS EM QUE ESSE COLETIVO SE INSERE E, ALÉM DISSO, PERMITE QUE SE REPRODUZA RETRATOS DOS/AS DIFERENTES ATIVISTAS E INTELECTUAIS DO MOVIMENTO NEGRO, FOTOGRAFANDO AS JUVENTUDES NEGRAS. ISSO POSSIBILITA QUE AS HISTÓRIAS DOS SUJEITOS SEJAM CONHECIDAS POR MEIO DA REPRESENTATIVIDADE, MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO GRUPO NEGRO ENQUANTO MOVIMENTO SOCIAL. NESSE SENTIDO, SE PROPÕE MOSTRAR QUE PARA ALÉM DAS OPRESSÕES, HÁ UMA HISTÓRIA DE LUTA, QUE EDUCA A SOCIEDADE A PARTIR DOS SABERES CONSTRUÍDOS NAS REIVINDICAÇÕES POR EMANCIPAÇÃO E QUE ESTÁ PRESENTE NOS CORPOS DAS PESSOAS NEGRAS, MESMO EM TEMPOS E ESPAÇOS DIFERENTES. A EXPOSIÇÃO, BEM COMO SUA INSPIRAÇÃO, BUSCOU REFERÊNCIA NO LIVRO ORGANIZADO POR ALEX RATTS (2006). NA OBRA É TRAÇADA A TRAJETÓRIA DE BEATRIZ NASCIMENTO, MULHER NEGRA, NORDESTINA, HISTORIADORA, POETISA E ATIVISTA DO MOVIMENTO NEGRO, ENFATIZANDO AS VOZES NEGRAS QUE ESCREVERAM SOBRE OS DESLOCAMENTOS POR "VÁRIOS MUNDOS". ASSIM, A PROPOSTA CONVIDA A TODOS A REFLETIR SOBRE A POTENCIALIDADE DA FOTOGRAFIA ENQUANTO FERRAMENTA DE RESGATE DO VALOR DA HISTÓRIA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE POSITIVA DA POPULAÇÃO NEGRA NA ESCOLA.