INTRODUÇÃO: A PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS PRODUZIU UMA NOVA REALIDADE AOS MAIS
DIVERSOS SISTEMAS DE ENSINO. DEVIDO À NECESSIDADE DAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL, RECORREUSE AO ENSINO REMOTO COMO MODALIDADE PARA A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE ENSINO E
APRENDIZAGEM. ESSA MODALIDADE DE ENSINO POSSUI MUITOS DESAFIOS, COMO A DIFICULDADE DE ACESSO
À INTERNET E A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. DIANTE DESTE CENÁRIO PERCEBEMOS A
RELEVÂNCIA DE SE PENSAR E DISCUTIR ACERCA DESTE CONTEXTO. OBJETIVO: DISCUTIR SOBRE O USO DAS
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: FORAM
REALIZADAS AULAS VIRTUAIS DE SOCIOLOGIA PARA AS TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA
PROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2020 A MARÇO DE 2021. TODAS AS
AULAS ACONTECERAM ATRAVÉS DO GOOGLE MEET E FORAM EXPOSITIVAS, COM USO DE SLIDES. O MATERIAL
DIDÁTICO ERA DISPONIBILIZADO AOS ALUNOS AO FINAL DAS AULAS EM FORMATO PDF VIA GOOGLE
CLASSROOM. RESULTADOS: A EXPERIÊNCIA DAS AULAS VIRTUAIS SEGUIU UM PADRÃO: POUCA ADESÃO DOS
ESTUDANTES EM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO ORAL, MAS COM BASTANTE INTERAÇÃO NO CHAT. OS ÚNICOS
MOMENTOS EM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI MAIS INTENSA, TANTO NO CHAT COMO ATRAVÉS DA
FALA, FORAM AS AULAS COM OS TEMAS SOCIEDADE DE CONSUMO, DESIGUALDADE SOCIAL, RACISMO E
IMPERIALISMO. HOUVE UMA GRANDE ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DOS
SLIDES NO FORMATO PDF, TANTO COMO APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS QUANTO COMO POSSIBILIDADE DE
ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS PARA OS QUE NÃO POSSUEM, VISTO QUE BOA PARTE DO PÚBLICO DISCENTE SÃO
EXCLUÍDOS DIGITAIS, FATO QUE FICOU MAIS EVIDENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PERCEBEU-SE A
NECESSIDADE DE SUGERIR AO FINAL DAS AULAS VÍDEOS RELACIONADOS AOS TEMAS ABORDADOS NAS AULAS
VIRTUAIS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONSTATOU-SE QUE, MESMO NO CONTEXTO DA PANDEMIA E FRENTE À
INTENSA FALTA DE ACESSO À INTERNET POR PARTE DOS ESTUDANTES, A IMPORTÂNCIA DAS AULAS VIRTUAIS DE
SOCIOLOGIA, COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DOS RESPECTIVOS COTIDIANOS DOS ALUNOS. OS
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NECESSITAM, PARA ESSE CONTEXTO, DE EQUIPAMENTOS ADEQUADOS E
FORMAÇÃO ESPECÍFICA. OS ESTUDANTES, POR SUA VEZ, TAMBÉM PRECISAM DE CONDIÇÕES PRÓPRIAS DE
ACESSO PARA AS AULAS VIRTUAIS. A UTILIZAÇÃO DE SLIDES NAS AULAS EXPOSITIVAS, BEM COMO A
DISPONIBILIZAÇÃO DAS MESMAS NO FORMATO PDF, PODERÃO SER UTILIZADAS NO ATUAL MODELO DE ENSINO
REMOTO, COMO TAMBÉM QUANDO DO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
REFERÊNCIAS:
CEARÁ, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. DIRETRIZES PARA O ANO LETIVO DE 2021. DISPONÍVEL EM: FORTALEZA, 2020.
GUIMARÃES NETO, EUCLIDES; GUIMARÃES, JOSÉ LUIS BRAGA; ASSIS, MARCOS ARCANJO DE.
EDUCAR PELA SOCIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. BELO HORIZONTE: RHJ,
2012.