A PANDEMIA GLOBAL DESENCADEADA PELA COVID-19 EVIDENCIOU AS DESIGUALDADES QUE ESTRUTURAM AS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL. SEM NENHUM PREPARO PRÉVIO, PROFESSORES E ESTUDANTES FORAM OBRIGADOS A SE ADAPTAREM A UMA NOVA REALIDADE EDUCACIONAL RESPONSÁVEL POR DISCRIMINAR, AGORA DE MANEIRA MAIS SEVERA, DETERMINADOS GRUPOS. O PRESENTE TRABALHO PARTE DESSE CONTEXTO E TEM COMO OBJETIVO ANALISAR UMA EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO E TRABALHO DAS ATIVIDADES REMOTAS EMERGENCIAIS, DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR BAIANO. O RECORTE É FEITO A PARTIR DA I) APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO ONLINE PARA TRAÇAR O PERFIL SOCIOEDUCACIONAL DOS ESTUDANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS IMPACTOS OCASIONADOS PELA PANDEMIA, E DE UMA II) ATIVIDADE AUTODESCRITIVA QUE MOBILIZOU DIFERENTES LINGUAGENS - VÍDEO, TEXTO E HISTÓRIA EM QUADRINHOS - SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA, AMBAS EM TODAS AS SÉRIES E TURMAS DA UNIDADE ESCOLAR. AS ANÁLISES FORAM FEITAS SOB O PRISMA DAS MAIS RECENTES REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS, CONSIDERANDO ESSA EXPERIÊNCIA COMO NECESSARIAMENTE IMBRICADA NAS TRAMAS SOCIAIS. CONCLUI-SE QUE AS METODOLOGIAS REMOTAS FORAM INSUFICIENTES PARA ATENDER AS DEMANDAS ESTUDANTIS E, JUNTO A ISSO, AS CIÊNCIAS SOCIAIS PRECISAM CONSTRUIR UM CURRÍCULO ESCOLAR CAPAZ DE DEMONSTRAR SUAS METODOLOGIAS DE PESQUISA PARA SER RECONHECIDA ENQUANTO UMA ÁREA DO CONHECIMENTO FUNDAMENTAL PARA A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS SOCIAIS COMO A PANDEMIA.