ESTE ESTUDO BUSCA ANALISAR OS EFEITOS DA PANDEMIA CAUSADA PELA DOENÇA COVID-19 E VARIANTES NO TRABALHO DO/A PROFESSOR/A DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO QUE ATUA NA CIDADE DE MACAPÁ-AP. TENDO EM VISTA QUE O/A TRABALHADOR/A DOCENTE É UM/A DOS/AS PRINCIPAIS AGENTES SOCIOEDUCACIONAIS DE UMA SOCIEDADE, VISLUMBRA-SE COMPREENDER COMO SE REALIZARAM AS SUAS ATIVIDADES DE TRABALHO EM TEMPOS PANDÊMICOS. ESTAMOS, PORTANTO, DIANTE DE UMA CONTEXTUALIZA CONTRIBUIÇÃO NOS ESTUDOS AMAZÔNICOS, HAJA VISTA QUE ESTE ESTUDO FOI REALIZADO EM MACAPÁ, CAPITAL DO ESTADO DO AMAPÁ. A PROPOSTA TEÓRICA-METODOLÓGICA DESTE ESTUDO DESENVOLVE-SE A PARTIR DA PESQUISA QUALITATIVA, BUSCANDO TRAÇAR UM PERFIL DO/A DOCENTE POR MEIO DE ENTREVISTA, AVALIANDO SUAS PERSPECTIVAS, SOMANDO AOS CONCEITOS DE TRABALHO, ENQUANTO CATEGORIA SOCIAL, TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO E REFLEXÕES SOBRE A TRAGÉDIA CAUSADA PELA COVID-19 E VARIANTES. NESSE SENTIDO, ALMEJA-SE APRESENTAR A REALIDADE DE TRABALHO DOS/AS DOCENTES ENTREVISTADOS/AS EM MEIO AO CAÓTICO CENÁRIO DE PANDEMIA, QUE INTERFERIU DIRETAMENTE TANTO NO ENSINO, COMO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO MEIO EDUCACIONAL. PARA TAL DISCUSSÃO LANÇA-SE MÃO DE ALGUNS APORTES TEÓRICOS, TAIS COMO: FRIGOTTO (2010), SOBRE DEMANDAS DE IMPRODUTIVIDADE E PRODUTIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR; GODINHO (2019), SOBRE OS SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE; CAPONI (2021), SOBRE OS NEGACIONISMOS E TEMPOS DE PANDEMIA; SOUZA (2020), ALVES E FARIA (2020), SOBRE CONTEXTOS DE PANDEMIA E EDUCAÇÃO; DENTRE OUTROS.