O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O ESTÁGIO DOCENTE DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, ATRAVÉS DA LEITURA E ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO ESTÁGIO III, DE ESTUDANTES DO CURSO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB – CE. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 QUE VIVENCIAMOS, AS AÇÕES DE ENSINO SOFRERAM MUDANÇAS, SENDO SUSPENSAS AS AULAS PRESENCIAIS E INCLUÍDOS O USO DE MEIOS TECNOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO. SENDO ASSIM, BUSCAMOS IDENTIFICAR OS EFEITOS SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM REGÊNCIA. A PESQUISA TEM COM OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR OS PROCESSOS DE ESTÁGIO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA, COM O INTUITO DE ENTENDER OS PRINCIPAIS EFEITOS, DIFICULDADES E TRANSFORMAÇÕES PELO OLHAR DOS ESTAGIÁRIOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, TIVEMOS COMO PROCEDIMENTO A ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 E DAS EXPERIÊNCIAS DOS ENCONTROS FEITOS DE FORMA REMOTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA, COM O INTENTO DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PONTOS DA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE NESSE CONTEXTO, COMPREENDENDO A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR/ESTAGIÁRIO E ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO. NESTE PROCESSO, OBSERVAMOS QUE AS ESCOLAS TIVERAM EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS. COMO TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR PROBLEMAS COMO DIFICULDADES DO ACESSO À INTERNET, MENOR PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E POUCA INTERAÇÃO NA AULA. ENTENDEMOS QUE CADA ESCOLA PARTE DE UM LUGAR E REALIDADE, CARACTERIZANDO DIFICULDADES E DESAFIOS PRÓPRIOS, MAS TAMBÉM QUESTÕES SEMELHANTES. POR OUTRO LADO, FORAM RELATADAS BOAS EXPERIÊNCIAS EM QUE ENRIQUECERAM OS CONHECIMENTOS DOS ESTAGIÁRIOS EM TRABALHAR COM ALGUMAS FERRAMENTAS VIRTUAIS QUE FACILITARAM O CONTATO NAS SALAS VIRTUAIS. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONTOU COM TRABALHOS RECENTES QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ELISÂNGELA COSTA (2020), DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM SOCIOLOGIA COM ZAN (2011), ASSIM COMO SOBRE O ENSINO EM TEMPOS PANDÊMICOS COM PALUDO (2020), E O ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COM CIGALES E SOUZA (2021). OS DESAFIOS SÃO MUITOS, AS DIFICULDADES ESTÃO SEMPRE PRESENTES, COMO POR EXEMPLO, ACESSO A INTERNET, QUESTÕES EMOCIONAIS, ACESSO A MATERIAIS NECESSÁRIOS, ISSO NOS REMETE A REFLETIR SOBRE A SITUAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO, METODOLÓGICO E AVALIATIVO DE TODOS/AS NESSA RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE E ESCOLA, EM QUE AS PROVAS, ATIVIDADES E CONTEÚDOS ESTÃO SENDO CONDUZIDAS ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS. PERCEBEMOS QUE O ENSINO REMOTO SE DIFERE DO ENSINO PRESENCIAL EM RELAÇÃO AS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES, DE ESTUDANTES ENTRE SI E COM OS CONHECIMENTOS. ENTRETANTO, ESSA FORMA DE ENSINO FOI A POSSÍVEL NO MOMENTO ATUAL DA PANDEMIA. POR ISSO, É IMPORTANTE UMA REFLEXÃO COLETIVA E A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA TENTAR QUALIFICAR AS AÇÕES VIVENCIADAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E NA UNIVERSIDADE, PENSANDO A CONTINUIDADE DA INTERAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE POR MEIO DO ESTÁGIO DOCENTE EM MEIO REMOTO.