Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

FAKE NEWS, POLÍTICA E REDES SOCIAIS: O PAPEL PROBLEMATIZADOR DA SOCIOLOGIA NA ESCOLA.

Palavra-chaves: FAKENEWS, POLÍTICA, ESCOLA, , Comunicação Oral (CO) GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE PESQUISA A RELAÇÃO ENTRE FAKE NEWS, POLÍTICA E REDES SOCIAIS, PARTINDO UM LEVANTAMENTO REALIZADO NO CHÃO DA ESCOLA SOBRE A NECESSIDADE DE DISCUSSÃO E FORMAÇÃO DE DISCENTES COM CAPACIDADE DE ANALISAR, FILTRAR E CRITICAR AS NOTÍCIAS E AS DISCURSIVIDADES NO UNIVERSO DAS INFORMAÇÕES VEICULADAS E COMPARTILHADAS NA REDE SOCIAL DENOMINADA DE FACEBOOK E COMO A SOCIOLOGIA PODE CONTRIBUIR A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO DISCIPLINAR DO SABER ACADÊMICO, ATUANDO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA A LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). APRESENTA-SE A ANÁLISE DE DISCURSO (AD) DA LINHA FRANCESA COMO REFERENCIAL ANALÍTICO E PROCEDIMENTAL CUJA LENTE PODE SERVIR AO ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA INTERPRETAÇÃO DOS DISCURSOS PRESENTES EM FAKENEWS NA REDE SOCIAL JÁ CITADA, ANALISANDO SUAS PRODUÇÕES DE SENTIDO SITUADAS NO CONTEXTO POLÍTICO BRASILEIRO DO ANO DE 2018. COMO PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO CURRICULAR CONSONANTE AOS PROBLEMAS E DESAFIOS COTIDIANOS DE ORDEM SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA QUE SÃO CONSTITUTIVOS DO INTRADISCURSO DAS FAKENEWS O ARTIGO BUSCOU APONTAR POSSIBILIDADES PARA ABORDAR O TEMA NO AMBIENTE ESCOLAR COM A CIENTIFICIDADE E RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA E SOCIAL QUE ELE EXIGE FRENTE AOS RISCOS QUE OFERECE A SOCIEDADE, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, A DIGNIDADE HUMANA E AO ESTADO DE DIREITO.

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Comentários

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  • Safira Silva

    Quero muito saber

    23/11/2022 17:20:28

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