RESUMO
ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR A REALIDADE VIVENCIADA TANTO POR MULHERES
DOCENTES QUANTO POR DISCENTES MATRICULADAS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
(EJA) DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE VÁRZEA GRANDE (MT). CONSIDERANDO O CONTEXTO PANDÊMICO DA
COVID-19, HOUVE A NECESSIDADE DE ADEQUAR UMA METODOLOGIA, QUE NÃO INFRINGISSE AS MEDIDAS
PROTETIVAS RECOMENDADAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) PAUTADAS ESPECIALMENTE NAS
REGRAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, PORTANTO, OS CONTATOS COM AS MULHERES COLABORADORAS DESTA
PESQUISA FORAM REALIZADOS POR MEIO DO APLICATIVO DE WHATSAPP. TOMANDO COMO SITUAÇÃO
PROBLEMA A CRISE GERADA A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19, QUE TRANSFORMOU A VIDA COTIDIANA DESTAS
MULHERES, LOGO AS RELAÇÕES SOCIAIS REGIDAS PELAS FORMAS DE CUIDADOS E AUTOCUIDADOS INCORPORADOS
EM DIFERENTES ÂMBITOS, SEJA NA ESCOLA, NA FAMÍLIA, NO MERCADO DE TRABALHO ENTRE OUTRAS INSTITUIÇÕES
SOCIAIS QUE ESTRUTURAM AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA CONTEMPORANEIDADE. A ANÁLISE DAR-SE-Á A PARTIR
DO REFERENCIAL TEÓRICO DA SOCIOLOGIA DO CORPO E DO CUIDADO. CONCLUI-SE QUE O CUIDADO DEVE SER
UM DIREITO VIVENCIADO EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES, O QUE SIGNIFICA ASSUMIR QUE SOMOS
INTERDEPENDENTES E QUE POR ISSO, TEMOS NOSSAS VULNERABILIDADES E QUE ESTAS SE ACENTUAM QUANDO
VIVEMOS A EMINÊNCIA DA LETALIDADE DO VÍRUS DA COVID -19.