ESTE TRABALHO, NA FORMA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, APRESENTA UMA ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O ENGAJAMENTO DISCENTE EM UMA ATIVIDADE QUE PARTE DO LIVRO DIDÁTICO PARA INTRODUZIR NOVOS CONTEÚDOS DE ENSINO. NELA, O CONTATO DOS ESTUDANTES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES, POR MEIO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS, ANTECEDE A AULA EXPOSITIVA. DE FORMA GERAL, QUATRO ETAPAS COMPÕEM O PROCESSO: (1) O PLANEJAMENTO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE UM ARQUIVO EM APLICATIVO DE APRESENTAÇÃO ON-LINE DE EDIÇÃO COLABORATIVA DE SLIDES; (2) O ESTUDO DE CERTO CAPÍTULO DO LIVRO DIDÁTICO, SENDO UM TÓPICO ESPECÍFICO PARA CADA DUPLA DE ESTUDANTES, E POSTERIOR SÍNTESE, RESULTANDO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TELA DO ARQUIVO DE SLIDES; (3) A AVALIAÇÃO POR PARES; E, FINALMENTE, (4) A APRESENTAÇÃO ORAL. DESSA FORMA, O ESTUDANTE LÊ, SINTETIZA, DIALOGA COM OS PARES E APRESENTA SEU ENTENDIMENTO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS DO LIVRO, PARA MAIS TARDE A DOCENTE TOMAR A DIANTEIRA DA AULA, ESCLARECENDO DÚVIDAS, ESTABELECENDO CONEXÕES E PROPONDO APROFUNDAMENTOS SOBRE OS CONCEITOS, TEORIAS E TEMAS ESTUDADOS. A ESTRATÉGIA FLERTA COM ALGUNS PRESSUPOSTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, COM DESTAQUE PARA A DA SALA DE AULA INVERTIDA. TRATA-SE DE UM USO “INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO QUE, ALÉM DE MODIFICAR A PRÓPRIA ESTRUTURA DA SALA DE AULA, INTENSIFICA A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTE-ESTUDANTE, ESTUDANTE-PROFESSORA, ESTUDANTE-CONHECIMENTO E ESTUDANTE-LIVRO DIDÁTICO.