Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

UMA ESTRATÉGIA DE “USO INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, SALA DE AULA INVERTIDA, ENSINO MÉDIO, Comunicação Oral (CO) GT 14: O ensino de sociologia na educação básica e as metodologias ativas de aprendizagem
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75666
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 885
    "titulo" => "UMA ESTRATÉGIA DE “USO INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO, NA FORMA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, APRESENTA UMA ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O ENGAJAMENTO DISCENTE EM UMA ATIVIDADE QUE PARTE DO LIVRO DIDÁTICO PARA INTRODUZIR NOVOS CONTEÚDOS DE ENSINO. NELA, O CONTATO DOS ESTUDANTES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES, POR MEIO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS, ANTECEDE A AULA EXPOSITIVA. DE FORMA GERAL, QUATRO ETAPAS COMPÕEM O PROCESSO: (1) O PLANEJAMENTO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE UM ARQUIVO EM APLICATIVO DE APRESENTAÇÃO ON-LINE DE EDIÇÃO COLABORATIVA DE SLIDES; (2) O ESTUDO DE CERTO CAPÍTULO DO LIVRO DIDÁTICO, SENDO UM TÓPICO ESPECÍFICO PARA CADA DUPLA DE ESTUDANTES, E POSTERIOR SÍNTESE, RESULTANDO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TELA DO ARQUIVO DE SLIDES; (3) A AVALIAÇÃO POR PARES; E, FINALMENTE, (4) A APRESENTAÇÃO ORAL. DESSA FORMA, O ESTUDANTE LÊ, SINTETIZA, DIALOGA COM OS PARES E APRESENTA SEU ENTENDIMENTO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS DO LIVRO, PARA MAIS TARDE A DOCENTE TOMAR A DIANTEIRA DA AULA, ESCLARECENDO DÚVIDAS, ESTABELECENDO CONEXÕES E PROPONDO APROFUNDAMENTOS SOBRE OS CONCEITOS, TEORIAS E TEMAS ESTUDADOS. A ESTRATÉGIA FLERTA COM ALGUNS PRESSUPOSTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, COM DESTAQUE PARA A DA SALA DE AULA INVERTIDA. TRATA-SE DE UM USO “INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO QUE, ALÉM DE MODIFICAR A PRÓPRIA ESTRUTURA DA SALA DE AULA, INTENSIFICA A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTE-ESTUDANTE, ESTUDANTE-PROFESSORA, ESTUDANTE-CONHECIMENTO E ESTUDANTE-LIVRO DIDÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O ensino de sociologia na educação básica e as metodologias ativas de aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, SALA DE AULA INVERTIDA, ENSINO MÉDIO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA115_ID885_30062021143543.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA DOS REIS NEUHOLD"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA DOS REIS NEUHOLD"
    "autor_email" => "roberta.neuhold@alumni.us"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75666
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 885
    "titulo" => "UMA ESTRATÉGIA DE “USO INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO, NA FORMA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, APRESENTA UMA ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O ENGAJAMENTO DISCENTE EM UMA ATIVIDADE QUE PARTE DO LIVRO DIDÁTICO PARA INTRODUZIR NOVOS CONTEÚDOS DE ENSINO. NELA, O CONTATO DOS ESTUDANTES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES, POR MEIO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS, ANTECEDE A AULA EXPOSITIVA. DE FORMA GERAL, QUATRO ETAPAS COMPÕEM O PROCESSO: (1) O PLANEJAMENTO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE UM ARQUIVO EM APLICATIVO DE APRESENTAÇÃO ON-LINE DE EDIÇÃO COLABORATIVA DE SLIDES; (2) O ESTUDO DE CERTO CAPÍTULO DO LIVRO DIDÁTICO, SENDO UM TÓPICO ESPECÍFICO PARA CADA DUPLA DE ESTUDANTES, E POSTERIOR SÍNTESE, RESULTANDO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TELA DO ARQUIVO DE SLIDES; (3) A AVALIAÇÃO POR PARES; E, FINALMENTE, (4) A APRESENTAÇÃO ORAL. DESSA FORMA, O ESTUDANTE LÊ, SINTETIZA, DIALOGA COM OS PARES E APRESENTA SEU ENTENDIMENTO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS DO LIVRO, PARA MAIS TARDE A DOCENTE TOMAR A DIANTEIRA DA AULA, ESCLARECENDO DÚVIDAS, ESTABELECENDO CONEXÕES E PROPONDO APROFUNDAMENTOS SOBRE OS CONCEITOS, TEORIAS E TEMAS ESTUDADOS. A ESTRATÉGIA FLERTA COM ALGUNS PRESSUPOSTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, COM DESTAQUE PARA A DA SALA DE AULA INVERTIDA. TRATA-SE DE UM USO “INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO QUE, ALÉM DE MODIFICAR A PRÓPRIA ESTRUTURA DA SALA DE AULA, INTENSIFICA A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTE-ESTUDANTE, ESTUDANTE-PROFESSORA, ESTUDANTE-CONHECIMENTO E ESTUDANTE-LIVRO DIDÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O ensino de sociologia na educação básica e as metodologias ativas de aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, SALA DE AULA INVERTIDA, ENSINO MÉDIO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA115_ID885_30062021143543.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA DOS REIS NEUHOLD"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA DOS REIS NEUHOLD"
    "autor_email" => "roberta.neuhold@alumni.us"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO, NA FORMA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, APRESENTA UMA ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O ENGAJAMENTO DISCENTE EM UMA ATIVIDADE QUE PARTE DO LIVRO DIDÁTICO PARA INTRODUZIR NOVOS CONTEÚDOS DE ENSINO. NELA, O CONTATO DOS ESTUDANTES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES, POR MEIO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS, ANTECEDE A AULA EXPOSITIVA. DE FORMA GERAL, QUATRO ETAPAS COMPÕEM O PROCESSO: (1) O PLANEJAMENTO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE UM ARQUIVO EM APLICATIVO DE APRESENTAÇÃO ON-LINE DE EDIÇÃO COLABORATIVA DE SLIDES; (2) O ESTUDO DE CERTO CAPÍTULO DO LIVRO DIDÁTICO, SENDO UM TÓPICO ESPECÍFICO PARA CADA DUPLA DE ESTUDANTES, E POSTERIOR SÍNTESE, RESULTANDO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TELA DO ARQUIVO DE SLIDES; (3) A AVALIAÇÃO POR PARES; E, FINALMENTE, (4) A APRESENTAÇÃO ORAL. DESSA FORMA, O ESTUDANTE LÊ, SINTETIZA, DIALOGA COM OS PARES E APRESENTA SEU ENTENDIMENTO E QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS DO LIVRO, PARA MAIS TARDE A DOCENTE TOMAR A DIANTEIRA DA AULA, ESCLARECENDO DÚVIDAS, ESTABELECENDO CONEXÕES E PROPONDO APROFUNDAMENTOS SOBRE OS CONCEITOS, TEORIAS E TEMAS ESTUDADOS. A ESTRATÉGIA FLERTA COM ALGUNS PRESSUPOSTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS, COM DESTAQUE PARA A DA SALA DE AULA INVERTIDA. TRATA-SE DE UM USO “INVERTIDO” DO LIVRO DIDÁTICO QUE, ALÉM DE MODIFICAR A PRÓPRIA ESTRUTURA DA SALA DE AULA, INTENSIFICA A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTE-ESTUDANTE, ESTUDANTE-PROFESSORA, ESTUDANTE-CONHECIMENTO E ESTUDANTE-LIVRO DIDÁTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.