ESTE TRABALHO RELATA PROCESSOS EDUCACIONAIS OCORRIDOS ENTRE UMA PEDAGOGA COM GRANDE INTERESSE NA LITERATURA INFANTIL, UM SOCIÓLOGO FORMADO NAS PRÁTICAS DA CAPOEIRA ANGOLA E UM GRUPO HETEROGÊNEO DE CRIANÇAS DE 4 A 12 ANOS FREQUENTADORAS DE UMA ONG NA CIDADE DE ITIRAPINA, SP. NESSE PROCESSO FORAM COMBINADOS SABERES ACADÊMICOS COMO A PEDAGOGIA E A SOCIOLOGIA COM SABERES NÃO ACADÊMICOS COMO A CAPOEIRA ANGOLA E A LITERATURA. O RESULTADO FOI A CONSTRUÇÃO DE UMA SÉRIE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE, POR SUA VEZ, CONSTITUÍRAM UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO QUE TROUXE SEGURANÇA PSÍQUICA PARA AS CRIANÇAS EXPRESSAREM SUA SUBJETIVIDADE DE MANEIRA COOPERATIVA E NÃO VIOLENTA. NO QUE TANGE AO SABER SOCIOLÓGICO E PEDAGÓGICO, ESSES RITUAIS FORAM CONSTRUÍDOS A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, SOBRETUDO DA CATEGORIA DE PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO, DENTRO DOS QUAIS A CRIANÇA É CONSIDERADA UM AGENTE ATIVO EM SEU TORNAR-SE PESSOA. OS RESULTADOS APREENDIDOS A PARTIR DOS RELATOS DAS CRIANÇAS E DE OBSERVAÇÕES DIRETAS, MOSTRAM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO RELACIONAMENTO INTERSUBJETIVO BASEADO NA COOPERAÇÃO.