Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

CAPOEIRA E LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, CAPOEIRA ANGOLA, LITERATURA INFANTIL NEGRA, , Comunicação Oral (CO) GT 06: Diálogos de saberes tradicionais, populares e sociológicos na educação básica
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO RELATA PROCESSOS EDUCACIONAIS OCORRIDOS ENTRE UMA PEDAGOGA COM GRANDE INTERESSE NA LITERATURA INFANTIL, UM SOCIÓLOGO FORMADO NAS PRÁTICAS DA CAPOEIRA ANGOLA E UM GRUPO HETEROGÊNEO DE CRIANÇAS DE 4 A 12 ANOS FREQUENTADORAS DE UMA ONG NA CIDADE DE ITIRAPINA, SP. NESSE PROCESSO FORAM COMBINADOS SABERES ACADÊMICOS COMO A PEDAGOGIA E A SOCIOLOGIA COM SABERES NÃO ACADÊMICOS COMO A CAPOEIRA ANGOLA E A LITERATURA. O RESULTADO FOI A CONSTRUÇÃO DE UMA SÉRIE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE, POR SUA VEZ, CONSTITUÍRAM UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO QUE TROUXE SEGURANÇA PSÍQUICA PARA AS CRIANÇAS EXPRESSAREM SUA SUBJETIVIDADE DE MANEIRA COOPERATIVA E NÃO VIOLENTA. NO QUE TANGE AO SABER SOCIOLÓGICO E PEDAGÓGICO, ESSES RITUAIS FORAM CONSTRUÍDOS A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, SOBRETUDO DA CATEGORIA DE PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO, DENTRO DOS QUAIS A CRIANÇA É CONSIDERADA UM AGENTE ATIVO EM SEU TORNAR-SE PESSOA. OS RESULTADOS APREENDIDOS A PARTIR DOS RELATOS DAS CRIANÇAS E DE OBSERVAÇÕES DIRETAS, MOSTRAM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO RELACIONAMENTO INTERSUBJETIVO BASEADO NA COOPERAÇÃO.

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