O OBJETIVO DA PESQUISA É COMPREENDER DE QUE MODO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO APRESENTADAS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA ANÁLISE DOS CINCO LIVROS DIDÁTICOS PRESENTES NO PNLD DE 2018. A ANÁLISE ABRANGE AS CIÊNCIAS SOCIAIS COMO UM TODO, POIS É PRECISO COMPREENDER A FORMA PELA QUAL A CIÊNCIA POLÍTICA, A SOCIOLOGIA E A ANTROPOLOGIA SÃO TRABALHADAS, VISTO QUE SÃO IGUALMENTE FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. TRATA-SE DE ANALISAR DE QUE MODO FOI DEFINIDA A DISCIPLINA ESCOLAR, ESMIUÇAR AS JUSTIFICATIVAS APRESENTADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO DE QUE MODO OS AUTORES BUSCAM CONVENCER O ALUNO DE SUA IMPORTÂNCIA E/OU UTILIDADE E QUE CONTEÚDOS, CONCEITOS E AUTORES SÃO MOBILIZADOS NESSA EMPREITADA. COMPREENDER, EM SUMA, QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE QUE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEVEM SER PROMOVIDAS NO EDUCANDO E QUAIS AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DESENVOLVIDAS PARA ESTE FIM. PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL, DESDE OS PRIMEIROS MANUAIS DE SOCIOLOGIA ATÉ A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NO PNLD. ELABORAMOS UM ROTEIRO COM QUESTÕES PARA ANÁLISE DOS LIVROS, REFLETINDO SOBRE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, DIFERENÇAS E LIMITAÇÕES. DESCREVEMOS A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS, ANALISAMOS COMO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO NELES APRESENTADAS E CENTRAMOS O OLHAR NA RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS VISUAIS E OS CONTEÚDOS TRABALHADOS, E NOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DO SABER ACADÊMICO PARA O SABER ESCOLAR.