O PRESENTE TRABALHO TEM COMO ABORDAGEM O ENSINO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS,
RESULTADO DE UM EXPERIMENTO REALIZADO COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE
APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. TAL PROJETO POSSUI RELEVÂNCIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL
BRASILEIRO, POIS, AO ANALISARMOS AS MUDANÇAS DO CORPO SOCIAL, É NECESSÁRIO QUE A ESCOLA SE ADEQUE ÀS
NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA QUE HAJA UM MAIOR APROVEITAMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
DITO ISSO, O TRABALHO APRESENTA COMO JUSTIFICATIVA A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MECANISMO DE ENSINO, OS
MAPAS MENTAIS, COMO TENTATIVA DE CONTRIBUIR COM O PROGRESSO DA EDUCAÇÃO ALIADO AO DESENVOLVIMENTO
DA SOCIEDADE (MORAES, 2010). A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER DE QUE MANEIRA O ALUNADO
REAGE AO SER INSTIGADO A SAIR DOS MOLDES TRADICIONAIS DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E COMPREENDER COMO O
USO DE MAPAS MENTAIS/CONCEITUAIS SE ASSEMELHAM AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E COMO A APLICAÇÃO
DESTE PODERIA GERAR UMA MAIOR EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO. COMO HIPÓTESE, BUSCOU-SE
COMPROVAR O QUE O PESQUISADOR CARLOS EDUARDO DA SILVA GALANTE (2013) PROPÕE, ISTO É, QUE OS MAPAS
MENTAIS SÃO UMA FORMA EFICIENTE DE EXTERIORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO TEVE INÍCIO
A PARTIR DO PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL REALIZADA NO PRIMEIRO SEMESTRE
LETIVO DE 2020, VISANDO A MITIGAR OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADOS PELA PANDEMIA DE
COVID-19. A METODOLOGIA DO TRABALHO ENVOLVEU, EM SUA PRIMEIRA FASE, A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS POR
PARTE DO PROFESSOR, E COMO FORMA DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A CONFECÇÃO, POR PARTE DOS ALUNOS, DE UM
MAPA CONCEITUAL OU MENTAL A RESPEITO DO CONTEÚDO APRENDIDO, FICANDO A CRITÉRIO DESTES A ESCOLHA DE
FERRAMENTAS PARA A SUA PRODUÇÃO. A SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A 35%
DOS ESTUDANTES DO CAP/UFAC, DIRECIONADOS A ENTENDER O ALCANCE DA APRENDIZAGEM COM ESSA METODOLOGIA.
POR FIM, AO EXAMINAR O RESULTADO DA PESQUISA, OBSERVOU-SE QUE, EMBORA ALGUNS ALUNOS OPTEM PELOS
MÉTODOS TRADICIONAIS, 89,77% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS APONTARAM QUE A MANEIRA COMO O SEU CÉREBRO
APRENDE É SEMELHANTE À CONSTRUÇÃO DE UM MAPA MENTAL. ASSIM, INFERE-SE QUE OS MAPAS MENTAIS SÃO UMA
PLANIFICAÇÃO DE COMO O ALUNO ABSORVE O CONHECIMENTO, O QUE O TORNA MAIS EFICIENTE DO QUE UM RESUMO
TRADICIONAL. OUTROSSIM, É EVIDENTE TAMBÉM CITAR QUE OS MAPAS MENTAIS POSSIBILITAM UMA MAIOR FLEXIBILIZAÇÃO, INFLUENCIANDO O ALUNO AO USO DE CORES E IMAGENS, ALÉM DE POSSIBILITAR DIFERENTES
ORGANIZAÇÕES SISTEMÁTICAS. CONFORME APONTAM OS PESQUISADORES ALYNE RODRIGUES CÂNDIDO LOPES E
DENIS RICHTER (2013) AO UTILIZAREM ESSE MÉTODO NA GEOGRAFIA, A APLICAÇÃO DESSA TÉCNICA DE ESTUDOS FAZ
COM QUE OS ESTUDANTES TENHAM UM OLHAR CRÍTICO, O QUE LEVA A UM MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO
TRABALHADO. ENTÃO, TORNA-SE VÁLIDA A APLICAÇÃO DESTE MÉTODO, UMA VEZ QUE ESTE FEZ COM QUE OS ALUNOS
TIVESSEM UM MAIOR DESEMPENHO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.