Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFAC

Palavra-chaves: MAPA MENTAL, MAPA CONCEITUAL, COLÉGIO DE APLICAÇÃO, SOCIOLOGIA, MÉTODOS DE APRENDIZAGEM Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75577
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => """
      A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO MÉTODO DE ENSINO\r\n
      E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO\r\n
      DE APLICAÇÃO DA UFAC
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO ABORDAGEM O ENSINO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS,\r\n
      RESULTADO DE UM EXPERIMENTO REALIZADO COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE\r\n
      APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. TAL PROJETO POSSUI RELEVÂNCIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL\r\n
      BRASILEIRO, POIS, AO ANALISARMOS AS MUDANÇAS DO CORPO SOCIAL, É NECESSÁRIO QUE A ESCOLA SE ADEQUE ÀS\r\n
      NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA QUE HAJA UM MAIOR APROVEITAMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.\r\n
      DITO ISSO, O TRABALHO APRESENTA COMO JUSTIFICATIVA A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MECANISMO DE ENSINO, OS\r\n
      MAPAS MENTAIS, COMO TENTATIVA DE CONTRIBUIR COM O PROGRESSO DA EDUCAÇÃO ALIADO AO DESENVOLVIMENTO\r\n
      DA SOCIEDADE (MORAES, 2010). A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER DE QUE MANEIRA O ALUNADO\r\n
      REAGE AO SER INSTIGADO A SAIR DOS MOLDES TRADICIONAIS DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E COMPREENDER COMO O\r\n
      USO DE MAPAS MENTAIS/CONCEITUAIS SE ASSEMELHAM AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E COMO A APLICAÇÃO\r\n
      DESTE PODERIA GERAR UMA MAIOR EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO. COMO HIPÓTESE, BUSCOU-SE\r\n
      COMPROVAR O QUE O PESQUISADOR CARLOS EDUARDO DA SILVA GALANTE (2013) PROPÕE, ISTO É, QUE OS MAPAS\r\n
      MENTAIS SÃO UMA FORMA EFICIENTE DE EXTERIORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO TEVE INÍCIO\r\n
      A PARTIR DO PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL REALIZADA NO PRIMEIRO SEMESTRE\r\n
      LETIVO DE 2020, VISANDO A MITIGAR OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADOS PELA PANDEMIA DE\r\n
      COVID-19. A METODOLOGIA DO TRABALHO ENVOLVEU, EM SUA PRIMEIRA FASE, A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS POR\r\n
      PARTE DO PROFESSOR, E COMO FORMA DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A CONFECÇÃO, POR PARTE DOS ALUNOS, DE UM\r\n
      MAPA CONCEITUAL OU MENTAL A RESPEITO DO CONTEÚDO APRENDIDO, FICANDO A CRITÉRIO DESTES A ESCOLHA DE\r\n
      FERRAMENTAS PARA A SUA PRODUÇÃO. A SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A 35%\r\n
      DOS ESTUDANTES DO CAP/UFAC, DIRECIONADOS A ENTENDER O ALCANCE DA APRENDIZAGEM COM ESSA METODOLOGIA.\r\n
      POR FIM, AO EXAMINAR O RESULTADO DA PESQUISA, OBSERVOU-SE QUE, EMBORA ALGUNS ALUNOS OPTEM PELOS\r\n
      MÉTODOS TRADICIONAIS, 89,77% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS APONTARAM QUE A MANEIRA COMO O SEU CÉREBRO\r\n
      APRENDE É SEMELHANTE À CONSTRUÇÃO DE UM MAPA MENTAL. ASSIM, INFERE-SE QUE OS MAPAS MENTAIS SÃO UMA\r\n
      PLANIFICAÇÃO DE COMO O ALUNO ABSORVE O CONHECIMENTO, O QUE O TORNA MAIS EFICIENTE DO QUE UM RESUMO\r\n
      TRADICIONAL. OUTROSSIM, É EVIDENTE TAMBÉM CITAR QUE OS MAPAS MENTAIS POSSIBILITAM UMA MAIOR FLEXIBILIZAÇÃO, INFLUENCIANDO O ALUNO AO USO DE CORES E IMAGENS, ALÉM DE POSSIBILITAR DIFERENTES\r\n
      ORGANIZAÇÕES SISTEMÁTICAS. CONFORME APONTAM OS PESQUISADORES ALYNE RODRIGUES CÂNDIDO LOPES E\r\n
      DENIS RICHTER (2013) AO UTILIZAREM ESSE MÉTODO NA GEOGRAFIA, A APLICAÇÃO DESSA TÉCNICA DE ESTUDOS FAZ\r\n
      COM QUE OS ESTUDANTES TENHAM UM OLHAR CRÍTICO, O QUE LEVA A UM MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO\r\n
      TRABALHADO. ENTÃO, TORNA-SE VÁLIDA A APLICAÇÃO DESTE MÉTODO, UMA VEZ QUE ESTE FEZ COM QUE OS ALUNOS\r\n
      TIVESSEM UM MAIOR DESEMPENHO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "MAPA MENTAL, MAPA CONCEITUAL, COLÉGIO DE APLICAÇÃO, SOCIOLOGIA, MÉTODOS DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID466_19032021182350.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA AZEVEDO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "maria.a.fernandes1003@gma"
    "autor_ies" => "COLÉGIO DE APLICAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75577
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => """
      A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO MÉTODO DE ENSINO\r\n
      E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO\r\n
      DE APLICAÇÃO DA UFAC
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO ABORDAGEM O ENSINO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS,\r\n
      RESULTADO DE UM EXPERIMENTO REALIZADO COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE\r\n
      APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. TAL PROJETO POSSUI RELEVÂNCIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL\r\n
      BRASILEIRO, POIS, AO ANALISARMOS AS MUDANÇAS DO CORPO SOCIAL, É NECESSÁRIO QUE A ESCOLA SE ADEQUE ÀS\r\n
      NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA QUE HAJA UM MAIOR APROVEITAMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.\r\n
      DITO ISSO, O TRABALHO APRESENTA COMO JUSTIFICATIVA A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MECANISMO DE ENSINO, OS\r\n
      MAPAS MENTAIS, COMO TENTATIVA DE CONTRIBUIR COM O PROGRESSO DA EDUCAÇÃO ALIADO AO DESENVOLVIMENTO\r\n
      DA SOCIEDADE (MORAES, 2010). A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER DE QUE MANEIRA O ALUNADO\r\n
      REAGE AO SER INSTIGADO A SAIR DOS MOLDES TRADICIONAIS DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E COMPREENDER COMO O\r\n
      USO DE MAPAS MENTAIS/CONCEITUAIS SE ASSEMELHAM AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E COMO A APLICAÇÃO\r\n
      DESTE PODERIA GERAR UMA MAIOR EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO. COMO HIPÓTESE, BUSCOU-SE\r\n
      COMPROVAR O QUE O PESQUISADOR CARLOS EDUARDO DA SILVA GALANTE (2013) PROPÕE, ISTO É, QUE OS MAPAS\r\n
      MENTAIS SÃO UMA FORMA EFICIENTE DE EXTERIORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO TEVE INÍCIO\r\n
      A PARTIR DO PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL REALIZADA NO PRIMEIRO SEMESTRE\r\n
      LETIVO DE 2020, VISANDO A MITIGAR OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADOS PELA PANDEMIA DE\r\n
      COVID-19. A METODOLOGIA DO TRABALHO ENVOLVEU, EM SUA PRIMEIRA FASE, A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS POR\r\n
      PARTE DO PROFESSOR, E COMO FORMA DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A CONFECÇÃO, POR PARTE DOS ALUNOS, DE UM\r\n
      MAPA CONCEITUAL OU MENTAL A RESPEITO DO CONTEÚDO APRENDIDO, FICANDO A CRITÉRIO DESTES A ESCOLHA DE\r\n
      FERRAMENTAS PARA A SUA PRODUÇÃO. A SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A 35%\r\n
      DOS ESTUDANTES DO CAP/UFAC, DIRECIONADOS A ENTENDER O ALCANCE DA APRENDIZAGEM COM ESSA METODOLOGIA.\r\n
      POR FIM, AO EXAMINAR O RESULTADO DA PESQUISA, OBSERVOU-SE QUE, EMBORA ALGUNS ALUNOS OPTEM PELOS\r\n
      MÉTODOS TRADICIONAIS, 89,77% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS APONTARAM QUE A MANEIRA COMO O SEU CÉREBRO\r\n
      APRENDE É SEMELHANTE À CONSTRUÇÃO DE UM MAPA MENTAL. ASSIM, INFERE-SE QUE OS MAPAS MENTAIS SÃO UMA\r\n
      PLANIFICAÇÃO DE COMO O ALUNO ABSORVE O CONHECIMENTO, O QUE O TORNA MAIS EFICIENTE DO QUE UM RESUMO\r\n
      TRADICIONAL. OUTROSSIM, É EVIDENTE TAMBÉM CITAR QUE OS MAPAS MENTAIS POSSIBILITAM UMA MAIOR FLEXIBILIZAÇÃO, INFLUENCIANDO O ALUNO AO USO DE CORES E IMAGENS, ALÉM DE POSSIBILITAR DIFERENTES\r\n
      ORGANIZAÇÕES SISTEMÁTICAS. CONFORME APONTAM OS PESQUISADORES ALYNE RODRIGUES CÂNDIDO LOPES E\r\n
      DENIS RICHTER (2013) AO UTILIZAREM ESSE MÉTODO NA GEOGRAFIA, A APLICAÇÃO DESSA TÉCNICA DE ESTUDOS FAZ\r\n
      COM QUE OS ESTUDANTES TENHAM UM OLHAR CRÍTICO, O QUE LEVA A UM MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO\r\n
      TRABALHADO. ENTÃO, TORNA-SE VÁLIDA A APLICAÇÃO DESTE MÉTODO, UMA VEZ QUE ESTE FEZ COM QUE OS ALUNOS\r\n
      TIVESSEM UM MAIOR DESEMPENHO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "MAPA MENTAL, MAPA CONCEITUAL, COLÉGIO DE APLICAÇÃO, SOCIOLOGIA, MÉTODOS DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID466_19032021182350.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA AZEVEDO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "maria.a.fernandes1003@gma"
    "autor_ies" => "COLÉGIO DE APLICAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO ABORDAGEM O ENSINO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS, RESULTADO DE UM EXPERIMENTO REALIZADO COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. TAL PROJETO POSSUI RELEVÂNCIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, POIS, AO ANALISARMOS AS MUDANÇAS DO CORPO SOCIAL, É NECESSÁRIO QUE A ESCOLA SE ADEQUE ÀS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA QUE HAJA UM MAIOR APROVEITAMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DITO ISSO, O TRABALHO APRESENTA COMO JUSTIFICATIVA A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MECANISMO DE ENSINO, OS MAPAS MENTAIS, COMO TENTATIVA DE CONTRIBUIR COM O PROGRESSO DA EDUCAÇÃO ALIADO AO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE (MORAES, 2010). A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER DE QUE MANEIRA O ALUNADO REAGE AO SER INSTIGADO A SAIR DOS MOLDES TRADICIONAIS DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E COMPREENDER COMO O USO DE MAPAS MENTAIS/CONCEITUAIS SE ASSEMELHAM AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E COMO A APLICAÇÃO DESTE PODERIA GERAR UMA MAIOR EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZADO. COMO HIPÓTESE, BUSCOU-SE COMPROVAR O QUE O PESQUISADOR CARLOS EDUARDO DA SILVA GALANTE (2013) PROPÕE, ISTO É, QUE OS MAPAS MENTAIS SÃO UMA FORMA EFICIENTE DE EXTERIORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO TEVE INÍCIO A PARTIR DO PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL REALIZADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2020, VISANDO A MITIGAR OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADOS PELA PANDEMIA DE COVID-19. A METODOLOGIA DO TRABALHO ENVOLVEU, EM SUA PRIMEIRA FASE, A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS POR PARTE DO PROFESSOR, E COMO FORMA DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A CONFECÇÃO, POR PARTE DOS ALUNOS, DE UM MAPA CONCEITUAL OU MENTAL A RESPEITO DO CONTEÚDO APRENDIDO, FICANDO A CRITÉRIO DESTES A ESCOLHA DE FERRAMENTAS PARA A SUA PRODUÇÃO. A SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A 35% DOS ESTUDANTES DO CAP/UFAC, DIRECIONADOS A ENTENDER O ALCANCE DA APRENDIZAGEM COM ESSA METODOLOGIA. POR FIM, AO EXAMINAR O RESULTADO DA PESQUISA, OBSERVOU-SE QUE, EMBORA ALGUNS ALUNOS OPTEM PELOS MÉTODOS TRADICIONAIS, 89,77% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS APONTARAM QUE A MANEIRA COMO O SEU CÉREBRO APRENDE É SEMELHANTE À CONSTRUÇÃO DE UM MAPA MENTAL. ASSIM, INFERE-SE QUE OS MAPAS MENTAIS SÃO UMA PLANIFICAÇÃO DE COMO O ALUNO ABSORVE O CONHECIMENTO, O QUE O TORNA MAIS EFICIENTE DO QUE UM RESUMO TRADICIONAL. OUTROSSIM, É EVIDENTE TAMBÉM CITAR QUE OS MAPAS MENTAIS POSSIBILITAM UMA MAIOR FLEXIBILIZAÇÃO, INFLUENCIANDO O ALUNO AO USO DE CORES E IMAGENS, ALÉM DE POSSIBILITAR DIFERENTES ORGANIZAÇÕES SISTEMÁTICAS. CONFORME APONTAM OS PESQUISADORES ALYNE RODRIGUES CÂNDIDO LOPES E DENIS RICHTER (2013) AO UTILIZAREM ESSE MÉTODO NA GEOGRAFIA, A APLICAÇÃO DESSA TÉCNICA DE ESTUDOS FAZ COM QUE OS ESTUDANTES TENHAM UM OLHAR CRÍTICO, O QUE LEVA A UM MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO TRABALHADO. ENTÃO, TORNA-SE VÁLIDA A APLICAÇÃO DESTE MÉTODO, UMA VEZ QUE ESTE FEZ COM QUE OS ALUNOS TIVESSEM UM MAIOR DESEMPENHO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.