ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER COMO A TEMÁTICA GÊNERO ESTÁ PRESENTE NA DISCIPLINA DE
SOCIOLOGIA NAS AULAS MINISTRADAS NO ENSINO REMOTO NO ANO DE 2020 NO ESTADO DO PARANÁ. EM RAZÃO
DA PANDEMIA DE COVID-19 FOI INSTAURADA, EMERGENCIALMENTE, UMA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS
NO PAÍS E CADA ESTADO TEVE AUTONOMIA PARA CONSTRUIR SUA GRADE DE AULAS NÃO PRESENCIAIS, A PARTIR
DE RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. O PARANÁ SEGUIU A RESOLUÇÃO Nº 1016 DA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE - SEED, QUE DISPONIBILIZOU 104 VÍDEO-AULAS DE SOCIOLOGIA
NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO, CONTOU COM ACOMPANHAMENTO DAS TURMAS PALA PLATAFORMA GOOGLE
CLASSROOM E ATENDIMENTO REMOTO DOS PROFESSORES NAS TURMAS VIRTUAIS. PARA A ANÁLISE SELECIONAMOS
AS AULAS 19 - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADES E 18 - FORMAS DE COMBATE AO PRECONCEITO, À
DISCRIMINAÇÃO E À INTOLERÂNCIA QUE FAZEM PARTE DO CURRÍCULO DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO (EM), A
AULA 5 - INSTITUIÇÕES SOCIAIS: FAMÍLIA DO 1º ANO DO EM E A AULA 28 - MOVIMENTOS SOCIAIS DO 3º ANO
DO EM. ESTA ANÁLISE É RELEVANTE POIS LEVANTA UMA DEMANDA PERTINENTE ENTRE AS/OS JOVENS, QUE É O
GÊNERO E SEUS PAPÉIS SOCIAIS. POR CONTA DA INTERNET, DO ENGAJAMENTO DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS E
DE PERSONALIDADES QUE PAUTAM O TEMA CONSTANTEMENTE, ELE É AGENDA NACIONAL E TÓPICO IMPORTANTE
NO CONVÍVIO DAS JUVENTUDES NO SÉCULO XXI, PRINCIPALMENTE NO QUE SE RELACIONA COM IDENTIFICAÇÃO
PESSOAL DAS/DOS JOVENS E A CONSTRUÇÃO E O PAPEL SOCIAL QUE OS GÊNEROS OCUPAM NA SOCIEDADE. NO
CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, E, PRINCIPALMENTE DO TRABALHO DENTRO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, ESTE TEMA
É PERTINENTE POIS SE RELACIONA COM CONCEITOS DE DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS, ENTRE OUTROS. O
OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA É ANALISAR COMO O TEMA GÊNERO APARECE NO MATERIAL OFERTADO AO EM
NO PARANÁ NA MODALIDADE EAD, ASSIM COMO, ANALISAR TAMBÉM ALGUNS TEMAS PERIFÉRICOS QUE
ESBARRAM NA DISCUSSÃO COMO PRECONCEITO, DESCRIMINALIZAÇÃO, INTOLERÂNCIA, FAMÍLIA E MOVIMENTOS
SOCIAIS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, BUSCAMOS ANALISAR QUATRO AULAS ONLINE E SEUS RESPECTIVOS
SLIDES, COMPREENDER COMO O TEMA DE GÊNERO APARECE NAS AULAS, ANALISAR SE EXISTEM LACUNAS AO
TRATAR DO ASSUNTO, E POR FIM, SUGERIR POSSÍVEIS ABORDAGENS PARA O CONTEÚDO. A ANÁLISE FOI FEITA A
PARTIR DA SELEÇÃO DE AULAS QUE APRESENTAM COMPATIBILIDADE COM O TEMA, NA SEQUÊNCIA, REALIZAMOS
A LEITURA DOS SLIDES E PARA DESVENDAR O CARÁTER SOCIOLÓGICO DO PROBLEMA, EFETUAMOS UMA ANÁLISE
MINUCIOSA DA LINGUAGEM, DAS FORMAS E DOS CONTEXTOS EM QUE OS DISCURSOS APARECEM. CONSTRUÍMOS
A PESQUISA MEDIANTE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE ANÁLISE DO DISCURSO
FRANCESA PARA FAZER A OBSERVAÇÃO DOS MATERIAIS. AO LONGO DAS LEITURAS NOS DEPARAMOS COM
CONCEITOS DE JUVENTUDES, EDUCAÇÃO NA PANDEMIA, GÊNERO, RAÇA E INTERSECCIONALIDADES. ATRAVÉS
DOS AUTORES LEÃO, DAYRELL E REIS (2011) COMPREENDEMOS AS JUVENTUDES COMO PLURAIS,
CONSIDERANDO AS DIMENSÕES QUE CONSTITUEM A VIDA DA/DO ALUNA/O DENTRO E TAMBÉM FORA DA ESCOLA.
PARA FALAR SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO, NOS PAUTAMOS EM RIBEIRO, COSTA E PEREIRA (2013) QUE
DISCUTEM O CURRÍCULO ESCOLAR E TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, COM RESULTADOS PRELIMINARES, QUE MOSTRAM QUE TEMÁTICA GÊNERO ESTÁ PRESENTE
NAS AULAS DE SOCIOLOGIA MINISTRADAS PELO AULA PARANÁ, MAS DE FORMA BREVE E SUCINTA, POR EXEMPLO,
DENTRE AS 104 AULAS OFERTADAS, APENAS UMA É DESTINADA À TEMÁTICA.