Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A TEMÁTICA GÊNERO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO REMOTO DO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, GÊNERO, EDUCAÇÃO, ENSINO REMOTO, Pôster (PO) Pôster
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      ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER COMO A TEMÁTICA GÊNERO ESTÁ PRESENTE NA DISCIPLINA DE \r\n
      SOCIOLOGIA NAS AULAS MINISTRADAS NO ENSINO REMOTO NO ANO DE 2020 NO ESTADO DO PARANÁ. EM RAZÃO \r\n
      DA PANDEMIA DE COVID-19 FOI INSTAURADA, EMERGENCIALMENTE, UMA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS \r\n
      NO PAÍS E CADA ESTADO TEVE AUTONOMIA PARA CONSTRUIR SUA GRADE DE AULAS NÃO PRESENCIAIS, A PARTIR \r\n
      DE RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. O PARANÁ SEGUIU A RESOLUÇÃO Nº 1016 DA \r\n
      SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE - SEED, QUE DISPONIBILIZOU 104 VÍDEO-AULAS DE SOCIOLOGIA \r\n
      NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO, CONTOU COM ACOMPANHAMENTO DAS TURMAS PALA PLATAFORMA GOOGLE \r\n
      CLASSROOM E ATENDIMENTO REMOTO DOS PROFESSORES NAS TURMAS VIRTUAIS. PARA A ANÁLISE SELECIONAMOS \r\n
      AS AULAS 19 - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADES E 18 - FORMAS DE COMBATE AO PRECONCEITO, À \r\n
      DISCRIMINAÇÃO E À INTOLERÂNCIA QUE FAZEM PARTE DO CURRÍCULO DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO (EM), A \r\n
      AULA 5 - INSTITUIÇÕES SOCIAIS: FAMÍLIA DO 1º ANO DO EM E A AULA 28 - MOVIMENTOS SOCIAIS DO 3º ANO \r\n
      DO EM. ESTA ANÁLISE É RELEVANTE POIS LEVANTA UMA DEMANDA PERTINENTE ENTRE AS/OS JOVENS, QUE É O \r\n
      GÊNERO E SEUS PAPÉIS SOCIAIS. POR CONTA DA INTERNET, DO ENGAJAMENTO DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS E \r\n
      DE PERSONALIDADES QUE PAUTAM O TEMA CONSTANTEMENTE, ELE É AGENDA NACIONAL E TÓPICO IMPORTANTE \r\n
      NO CONVÍVIO DAS JUVENTUDES NO SÉCULO XXI, PRINCIPALMENTE NO QUE SE RELACIONA COM IDENTIFICAÇÃO \r\n
      PESSOAL DAS/DOS JOVENS E A CONSTRUÇÃO E O PAPEL SOCIAL QUE OS GÊNEROS OCUPAM NA SOCIEDADE. NO \r\n
      CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, E, PRINCIPALMENTE DO TRABALHO DENTRO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, ESTE TEMA \r\n
      É PERTINENTE POIS SE RELACIONA COM CONCEITOS DE DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS, ENTRE OUTROS. O \r\n
      OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA É ANALISAR COMO O TEMA GÊNERO APARECE NO MATERIAL OFERTADO AO EM \r\n
      NO PARANÁ NA MODALIDADE EAD, ASSIM COMO, ANALISAR TAMBÉM ALGUNS TEMAS PERIFÉRICOS QUE \r\n
      ESBARRAM NA DISCUSSÃO COMO PRECONCEITO, DESCRIMINALIZAÇÃO, INTOLERÂNCIA, FAMÍLIA E MOVIMENTOS \r\n
      SOCIAIS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, BUSCAMOS ANALISAR QUATRO AULAS ONLINE E SEUS RESPECTIVOS \r\n
      SLIDES, COMPREENDER COMO O TEMA DE GÊNERO APARECE NAS AULAS, ANALISAR SE EXISTEM LACUNAS AO \r\n
      TRATAR DO ASSUNTO, E POR FIM, SUGERIR POSSÍVEIS ABORDAGENS PARA O CONTEÚDO. A ANÁLISE FOI FEITA A \r\n
      PARTIR DA SELEÇÃO DE AULAS QUE APRESENTAM COMPATIBILIDADE COM O TEMA, NA SEQUÊNCIA, REALIZAMOS \r\n
      A LEITURA DOS SLIDES E PARA DESVENDAR O CARÁTER SOCIOLÓGICO DO PROBLEMA, EFETUAMOS UMA ANÁLISE \r\n
      MINUCIOSA DA LINGUAGEM, DAS FORMAS E DOS CONTEXTOS EM QUE OS DISCURSOS APARECEM. CONSTRUÍMOS \r\n
      A PESQUISA MEDIANTE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE ANÁLISE DO DISCURSO \r\n
      FRANCESA PARA FAZER A OBSERVAÇÃO DOS MATERIAIS. AO LONGO DAS LEITURAS NOS DEPARAMOS COM \r\n
      CONCEITOS DE JUVENTUDES, EDUCAÇÃO NA PANDEMIA, GÊNERO, RAÇA E INTERSECCIONALIDADES. ATRAVÉS \r\n
      DOS AUTORES LEÃO, DAYRELL E REIS (2011) COMPREENDEMOS AS JUVENTUDES COMO PLURAIS,\r\n
      CONSIDERANDO AS DIMENSÕES QUE CONSTITUEM A VIDA DA/DO ALUNA/O DENTRO E TAMBÉM FORA DA ESCOLA. \r\n
      PARA FALAR SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO, NOS PAUTAMOS EM RIBEIRO, COSTA E PEREIRA (2013) QUE \r\n
      DISCUTEM O CURRÍCULO ESCOLAR E TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO \r\n
      ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, COM RESULTADOS PRELIMINARES, QUE MOSTRAM QUE TEMÁTICA GÊNERO ESTÁ PRESENTE \r\n
      NAS AULAS DE SOCIOLOGIA MINISTRADAS PELO AULA PARANÁ, MAS DE FORMA BREVE E SUCINTA, POR EXEMPLO, \r\n
      DENTRE AS 104 AULAS OFERTADAS, APENAS UMA É DESTINADA À TEMÁTICA.
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER COMO A TEMÁTICA GÊNERO ESTÁ PRESENTE NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NAS AULAS MINISTRADAS NO ENSINO REMOTO NO ANO DE 2020 NO ESTADO DO PARANÁ. EM RAZÃO DA PANDEMIA DE COVID-19 FOI INSTAURADA, EMERGENCIALMENTE, UMA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS NO PAÍS E CADA ESTADO TEVE AUTONOMIA PARA CONSTRUIR SUA GRADE DE AULAS NÃO PRESENCIAIS, A PARTIR DE RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. O PARANÁ SEGUIU A RESOLUÇÃO Nº 1016 DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE - SEED, QUE DISPONIBILIZOU 104 VÍDEO-AULAS DE SOCIOLOGIA NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO, CONTOU COM ACOMPANHAMENTO DAS TURMAS PALA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM E ATENDIMENTO REMOTO DOS PROFESSORES NAS TURMAS VIRTUAIS. PARA A ANÁLISE SELECIONAMOS AS AULAS 19 - GÊNERO E INTERSECCIONALIDADES E 18 - FORMAS DE COMBATE AO PRECONCEITO, À DISCRIMINAÇÃO E À INTOLERÂNCIA QUE FAZEM PARTE DO CURRÍCULO DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO (EM), A AULA 5 - INSTITUIÇÕES SOCIAIS: FAMÍLIA DO 1º ANO DO EM E A AULA 28 - MOVIMENTOS SOCIAIS DO 3º ANO DO EM. ESTA ANÁLISE É RELEVANTE POIS LEVANTA UMA DEMANDA PERTINENTE ENTRE AS/OS JOVENS, QUE É O GÊNERO E SEUS PAPÉIS SOCIAIS. POR CONTA DA INTERNET, DO ENGAJAMENTO DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS E DE PERSONALIDADES QUE PAUTAM O TEMA CONSTANTEMENTE, ELE É AGENDA NACIONAL E TÓPICO IMPORTANTE NO CONVÍVIO DAS JUVENTUDES NO SÉCULO XXI, PRINCIPALMENTE NO QUE SE RELACIONA COM IDENTIFICAÇÃO PESSOAL DAS/DOS JOVENS E A CONSTRUÇÃO E O PAPEL SOCIAL QUE OS GÊNEROS OCUPAM NA SOCIEDADE. NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, E, PRINCIPALMENTE DO TRABALHO DENTRO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, ESTE TEMA É PERTINENTE POIS SE RELACIONA COM CONCEITOS DE DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS, ENTRE OUTROS. O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA É ANALISAR COMO O TEMA GÊNERO APARECE NO MATERIAL OFERTADO AO EM NO PARANÁ NA MODALIDADE EAD, ASSIM COMO, ANALISAR TAMBÉM ALGUNS TEMAS PERIFÉRICOS QUE ESBARRAM NA DISCUSSÃO COMO PRECONCEITO, DESCRIMINALIZAÇÃO, INTOLERÂNCIA, FAMÍLIA E MOVIMENTOS SOCIAIS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, BUSCAMOS ANALISAR QUATRO AULAS ONLINE E SEUS RESPECTIVOS SLIDES, COMPREENDER COMO O TEMA DE GÊNERO APARECE NAS AULAS, ANALISAR SE EXISTEM LACUNAS AO TRATAR DO ASSUNTO, E POR FIM, SUGERIR POSSÍVEIS ABORDAGENS PARA O CONTEÚDO. A ANÁLISE FOI FEITA A PARTIR DA SELEÇÃO DE AULAS QUE APRESENTAM COMPATIBILIDADE COM O TEMA, NA SEQUÊNCIA, REALIZAMOS A LEITURA DOS SLIDES E PARA DESVENDAR O CARÁTER SOCIOLÓGICO DO PROBLEMA, EFETUAMOS UMA ANÁLISE MINUCIOSA DA LINGUAGEM, DAS FORMAS E DOS CONTEXTOS EM QUE OS DISCURSOS APARECEM. CONSTRUÍMOS A PESQUISA MEDIANTE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA PARA FAZER A OBSERVAÇÃO DOS MATERIAIS. AO LONGO DAS LEITURAS NOS DEPARAMOS COM CONCEITOS DE JUVENTUDES, EDUCAÇÃO NA PANDEMIA, GÊNERO, RAÇA E INTERSECCIONALIDADES. ATRAVÉS DOS AUTORES LEÃO, DAYRELL E REIS (2011) COMPREENDEMOS AS JUVENTUDES COMO PLURAIS, CONSIDERANDO AS DIMENSÕES QUE CONSTITUEM A VIDA DA/DO ALUNA/O DENTRO E TAMBÉM FORA DA ESCOLA. PARA FALAR SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO, NOS PAUTAMOS EM RIBEIRO, COSTA E PEREIRA (2013) QUE DISCUTEM O CURRÍCULO ESCOLAR E TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, COM RESULTADOS PRELIMINARES, QUE MOSTRAM QUE TEMÁTICA GÊNERO ESTÁ PRESENTE NAS AULAS DE SOCIOLOGIA MINISTRADAS PELO AULA PARANÁ, MAS DE FORMA BREVE E SUCINTA, POR EXEMPLO, DENTRE AS 104 AULAS OFERTADAS, APENAS UMA É DESTINADA À TEMÁTICA.

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