A PANDEMIA CAUSADA PELO COVID/19 IMPACTOU AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM TODOS OS NÍVEIS DE FORMAÇÃO FORTALECEU O DEBATE E PESQUISAS EM TORNO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. NO CASO ESPECÍFICO DO PARANÁ TAL MEDIDA VIGORA DESDE MARÇO DE 2020 E COLOCOU OS ALUNOS SOB O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). TENDO EM VISTA TAL CONTEXTO, ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO CIÊNCIAS SOCIAIS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, NO PERÍODO DA PANDEMIA, ABORDANDO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS E CAMINHOS ENCONTRADOS, POR CONTA DAS ATIVIDADES EM ERE, E EXCLUSIVAMENTE DIGITAIS. A ANÁLISE PRIORIZOU A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O OBJETO DE ESTUDO. ADRIÃO E DOMICIANO (2021) APONTAM QUE O PERÍODO DE PANDEMIA RESULTOU EM NOVAS FORMAS DE PRIVATIZAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL POR MEIO DA PRESENÇA DAS CORPORAÇÕES E PLATAFORMAS DIGITAIS PRINCIPALMENTE NAS REDES ESTADUAIS. AS AUTORAS APONTAM PARA A TRANSPOSIÇÃO DA LÓGICA EMPRESARIAL PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. CONCEITOS, TAIS COMO: CAPITALISMO DIGITAL E DE VIGILÂNCIA SÃO MOBILIZADOS PARA INDICAR QUE A DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS É UMA TENDÊNCIA. ARAÚJO E YANNOULAS (2021) DESTACAM QUE A PANDEMIA EXPLICITOU E APROFUNDOU AS DESIGUALDADES DE CLASSE, ÉTNICAS E DE GÊNERO QUE HISTORICAMENTE ESTRUTURAM OS SISTEMAS EDUCACIONAIS. A PARTIR DISSO É MUITO IMPORTANTE ENTENDER QUE O PIBID FOI OBRIGADO A ADAPTAR SUAS ATIVIDADES BUSCANDO UM ENTENDIMENTO À DISTÂNCIA DA ESCOLA NO QUAL ATUA, O COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ANCHIETA, EM LONDRINA. ASSIM, OS PRINCIPAIS ALIADOS NA “INSERÇÃO REMOTA” FORAM OS RELATOS DE DOCENTES E DISCENTES, FICHAMENTOS, PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA APP/SINDICATO, AULAS DE SOCIOLOGIA DA SEED/PR, CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS E EVENTOS QUE SE ENCARREGARAM DE, A PARTIR DO MUNDO EXISTENTE, RECONSTRUIR O ESPAÇO ESCOLAR COMPREENDENDO-O EM SUA LÓGICA NÃO PANDÊMICA E PANDÊMICA, A FIM DE, PORTANTO, REALIZAR A INSERÇÃO REMOTA RECORRENDO A UM EXERCÍCIO SIMULTÂNEO DE ANÁLISE E IMAGINAÇÃO. ASSOCIADO A ESTES ELEMENTOS, A BIOGRAFIA DOS(AS) PIBIDIANOS(AS) FOI UM FATOR DINAMIZADOR NO REMOTO, CONSTITUINDO PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE UMA INSERÇÃO REMOTA NO ÂMBITO ESCOLAR, TENDO POR BASE METODOLÓGICA O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA, DE MILLS (1975) A PARTIR DESTES DADOS, FAREMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE OS LIMITES E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO REMOTA NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS IMPACTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO REFLEXIVA DOS(AS) PIBIDIANOS(AS) ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE. ENTRE AS DISCUSSÕES, APONTA-SE QUE AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELO PIBID “VIRTUAL” FORAM ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DENTRO DE UMA COMPREENSÃO DAS REALIDADES PRÁTICAS, SEM EFETIVAMENTE REALIZÁ-LAS, DIFERENTEMENTE DOS ANOS ANTERIORES, CRIANDO UMA DIFERENÇA QUALITATIVA A SER PROBLEMATIZADA NO QUE OUTRORA FOI O PROGRAMA, PODENDO SER UMA CONSEQUÊNCIA DESESTABILIZADORA DA PROPOSTA INICIAL DO PIBID.