Esse trabalho visa compreender como a leitura e a escrita são trabalhadas no livro didático de língua portuguesa de forma a favorecer a construção de sentidos, além de condicionar o aluno a adquirir um posicionamento crítico em relação ao que lê e escreve. Para essa análise, observou-se o livro didático de língua português ao qual faz parte da coleção novo diálogo referente ao 9° ano do ensino fundamental e as literaturas que discutem acerca dos sentidos produzidos pelos interlocutores durante o processo de construção de novos significados. Essas discussões perpassam pelo âmbito escolar no qual o processo de ensino- aprendizagem em decodificação e codificação do código linguístico se dá, ou seja, é na escola que a criança tem seu primeiro contato com a leitura e a escrita da palavra. Entretanto a aquisição da leitura e escrita apresenta algumas dificuldades no que diz respeito a compreender o que se Le e escreve, tendo em vista que para o desenvolvimento da escrita e para a construção do sentido é necessário que a leitura se faça presente. Durante o processo de leitura os alunos são expostos a diferentes níveis de autonomia, passam a refletir e criticar as condições sociais em que vivem. Fomos em busca da contribuição de diversos estudiosos que discutem acerca da leitura e da escrita para compreensão dos benefícios favorecem o desenvolvimento crítico dos educandos.