Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM JOGO BASEADO NO MODELO DE RPG (ROLE-PLAYING GAMES) ABORDANDO A TEMÁTICA NEUROCIENTÍFICA

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, NEUROCIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7203
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 166
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM JOGO BASEADO NO MODELO DE RPG (ROLE-PLAYING GAMES) ABORDANDO A TEMÁTICA NEUROCIENTÍFICA"
    "resumo" => "Estamos vivendo um momento em que o conhecimento formal transmitido pela escola encontra-se distanciado da realidade atual, na maioria das vezes o ensino de ciências consiste em apresentar conteúdos com pouca ou nenhuma ênfase na relação do que se aprende em sala de aula com situações da vida cotidiana. Uma educação científica compromissada em despertar e incentivar o desenvolvimento de metodologias alternativas de aprendizagem pode ser uma efetiva ferramenta para a transformação de meros usuários dos benefícios da ciência em cidadãos participantes do processo de criação e inovação da realidade. Tendo em vista que a aprendizagem é mais efetiva e significativa quando o aprendiz tem acesso a um pluralismo metodológico, as atividades lúdicas, como os jogos, constituem-se em uma alternativa interessante, visto que possibilitam o envolvimento de diversos recursos cognitivos, facilitando a observação, a comparação, a atenção e a representação do fenômeno estudado. Os jogos como ferramenta alternativa de aprendizagem expandem os espaços educacionais para além dos limites das salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, NEUROCIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_06_2014_19_26_19_idinscrito_166_041cf70a329253d71f248bd789e9ba3a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA TRONCOSO"
    "autor_nome_curto" => "ANA TRONCOSO"
    "autor_email" => "actroncoso@vm.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7203
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 166
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM JOGO BASEADO NO MODELO DE RPG (ROLE-PLAYING GAMES) ABORDANDO A TEMÁTICA NEUROCIENTÍFICA"
    "resumo" => "Estamos vivendo um momento em que o conhecimento formal transmitido pela escola encontra-se distanciado da realidade atual, na maioria das vezes o ensino de ciências consiste em apresentar conteúdos com pouca ou nenhuma ênfase na relação do que se aprende em sala de aula com situações da vida cotidiana. Uma educação científica compromissada em despertar e incentivar o desenvolvimento de metodologias alternativas de aprendizagem pode ser uma efetiva ferramenta para a transformação de meros usuários dos benefícios da ciência em cidadãos participantes do processo de criação e inovação da realidade. Tendo em vista que a aprendizagem é mais efetiva e significativa quando o aprendiz tem acesso a um pluralismo metodológico, as atividades lúdicas, como os jogos, constituem-se em uma alternativa interessante, visto que possibilitam o envolvimento de diversos recursos cognitivos, facilitando a observação, a comparação, a atenção e a representação do fenômeno estudado. Os jogos como ferramenta alternativa de aprendizagem expandem os espaços educacionais para além dos limites das salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, NEUROCIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_06_2014_19_26_19_idinscrito_166_041cf70a329253d71f248bd789e9ba3a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA TRONCOSO"
    "autor_nome_curto" => "ANA TRONCOSO"
    "autor_email" => "actroncoso@vm.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Estamos vivendo um momento em que o conhecimento formal transmitido pela escola encontra-se distanciado da realidade atual, na maioria das vezes o ensino de ciências consiste em apresentar conteúdos com pouca ou nenhuma ênfase na relação do que se aprende em sala de aula com situações da vida cotidiana. Uma educação científica compromissada em despertar e incentivar o desenvolvimento de metodologias alternativas de aprendizagem pode ser uma efetiva ferramenta para a transformação de meros usuários dos benefícios da ciência em cidadãos participantes do processo de criação e inovação da realidade. Tendo em vista que a aprendizagem é mais efetiva e significativa quando o aprendiz tem acesso a um pluralismo metodológico, as atividades lúdicas, como os jogos, constituem-se em uma alternativa interessante, visto que possibilitam o envolvimento de diversos recursos cognitivos, facilitando a observação, a comparação, a atenção e a representação do fenômeno estudado. Os jogos como ferramenta alternativa de aprendizagem expandem os espaços educacionais para além dos limites das salas de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.