Vivemos atualmente em um momento de crise. A situação ambiental tem se agravado e as discussões a esse respeito vêm aumentando. Soma-se a essa crise o bombardeio da mídia com notícias alarmantes, bem como publicidades estimulando o consumismo. Portanto, faz-se necessário formar profissionais para intervir criticamente na sociedade a fim alcançar a sustentabilidade. Surge, então, o questionamento: como (re)ssignificar práticas ambientais arraigadas na experiência social, sobretudo familiar, utilizando a mídia como ponto de partida? Tendo em vista que o respeito ao meio ambiente se constrói num fazer e pensar diário, definimos como objetivos: identificar a concepção dos alunos (que ingressaram no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em 2014.1, no IFRN, Campus Natal Central) acerca das condições ambientais atuais e sua postura diante disso; despertar-lhes a criticidade a partir da leitura mediada de mídias variadas; planejar e produzir vídeos, com os sujeitos da pesquisa, que retratem práticas ambientais, para difusão em campanhas de educação ambiental. Adotamos então a pesquisa-ação como estratégia metodológica. Para tanto, realizaremos a observação participante, aplicação de questionário inicial e final para coleta de dados, como também intervenções na turma com oficinas de leitura crítica e produção de vídeos - a partir da técnica do stop motion. Para a análise dos dados coletados, fundamentaremos nosso trabalho na pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática. Até o presente momento, fomos autorizados, pela coordenação do curso, a realizar a pesquisa com a turma, iniciar as observações (que está em curso, bem como a pesquisa bibliográfica e documental), aplicar os questionários e planejar e executar as intervenções. Mas, por se encontrar na fase inicial da pesquisa empírica ainda não temos resultados previamente definidos.