O presente estudo é um relato de experiência que visa refletir a condição do professor, enquanto aluno do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissionalizante em Formação de Professores, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba. Nesse contexto, o trabalho pretende evidenciar as contribuições e os desafios da formação em stricto senso, que transformar o professor em pesquisador de sua própria prática. As estratégias formativas dos professores do referido programa nos ajuda a pensar na história do professor, de suas memórias, e do seu engajamento, de sua socialização com os outros e de seus problemas. Com base em Charlot (2013) Gatti (2013), Arroyo (2001) e Larrosa (2002), o relato evidencia como a formação nos ajuda a desenvolver uma nova percepção de ensino e de educação, contribuindo para a construção de um novo profissional que investiga e intervém de modo a transmutar a realidade na qual ele está inserido. A metodologia é de cunho qualitativo, e nessa forma de organizar a pesquisa o estudioso precisa ter a capacidade de diálogo com a realidade, ou seja, possuir a capacidade de elaborar a partir das discussões com os teóricos, uma reflexão sobre a teoria, de uni saber e mudar, no plano da prática (DEMO, 2006). O estudo optou em realizar um relato de experiência, gênero pertencente ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, por valorizar o conhecimento experiencial e enfatizar o papel importante do leitor na geração desse conhecimento (ANDRÉ, 1984). Nesse sentido, as situações que geraram este relato ocorreram no período de março a agosto de 2014, nas interações presenciais e a distancia com os professores e alunos do referido programa de pós-graduação.