Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA E SENTIDO: UM RELATO SOBRE A FORMAÇÃO EM STRICTO SENSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXPERIÊNCIA/SENTIDO, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7282
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1787
    "inscrito_id" => 146
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA E SENTIDO: UM RELATO SOBRE A FORMAÇÃO EM STRICTO SENSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente estudo é um relato de experiência que visa refletir a condição do professor, enquanto aluno do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissionalizante em Formação de Professores, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba. Nesse contexto, o trabalho pretende evidenciar as contribuições e os desafios da formação em stricto senso, que transformar o professor em pesquisador de sua própria prática. As estratégias formativas dos professores do referido programa nos ajuda a pensar na história do professor, de suas memórias, e do seu engajamento, de sua socialização com os outros e de seus problemas. Com base em Charlot (2013) Gatti (2013), Arroyo (2001) e Larrosa (2002), o relato evidencia como a formação nos ajuda a desenvolver uma nova percepção de ensino e de educação, contribuindo para a construção de um novo profissional que investiga e intervém de modo a transmutar a realidade na qual ele está inserido. A metodologia é de cunho qualitativo, e nessa forma de organizar a pesquisa o estudioso precisa ter a capacidade de diálogo com a realidade, ou seja, possuir a capacidade de elaborar a partir das discussões com os teóricos, uma reflexão sobre a teoria, de uni saber e mudar, no plano da prática (DEMO, 2006). O estudo optou em realizar um relato de experiência, gênero pertencente ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, por valorizar o conhecimento experiencial e enfatizar o papel importante do leitor na geração desse conhecimento (ANDRÉ, 1984). Nesse sentido, as situações que geraram este relato ocorreram no período de março a agosto de 2014, nas interações presenciais e a distancia com os professores e alunos do referido programa de pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXPERIÊNCIA/SENTIDO, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_38_18_idinscrito_146_aa57109f1aa7ae108a930a062ae5f5f9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DE FARIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafaelgeografopb@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7282
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1787
    "inscrito_id" => 146
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA E SENTIDO: UM RELATO SOBRE A FORMAÇÃO EM STRICTO SENSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente estudo é um relato de experiência que visa refletir a condição do professor, enquanto aluno do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissionalizante em Formação de Professores, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba. Nesse contexto, o trabalho pretende evidenciar as contribuições e os desafios da formação em stricto senso, que transformar o professor em pesquisador de sua própria prática. As estratégias formativas dos professores do referido programa nos ajuda a pensar na história do professor, de suas memórias, e do seu engajamento, de sua socialização com os outros e de seus problemas. Com base em Charlot (2013) Gatti (2013), Arroyo (2001) e Larrosa (2002), o relato evidencia como a formação nos ajuda a desenvolver uma nova percepção de ensino e de educação, contribuindo para a construção de um novo profissional que investiga e intervém de modo a transmutar a realidade na qual ele está inserido. A metodologia é de cunho qualitativo, e nessa forma de organizar a pesquisa o estudioso precisa ter a capacidade de diálogo com a realidade, ou seja, possuir a capacidade de elaborar a partir das discussões com os teóricos, uma reflexão sobre a teoria, de uni saber e mudar, no plano da prática (DEMO, 2006). O estudo optou em realizar um relato de experiência, gênero pertencente ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, por valorizar o conhecimento experiencial e enfatizar o papel importante do leitor na geração desse conhecimento (ANDRÉ, 1984). Nesse sentido, as situações que geraram este relato ocorreram no período de março a agosto de 2014, nas interações presenciais e a distancia com os professores e alunos do referido programa de pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXPERIÊNCIA/SENTIDO, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_38_18_idinscrito_146_aa57109f1aa7ae108a930a062ae5f5f9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DE FARIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafaelgeografopb@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente estudo é um relato de experiência que visa refletir a condição do professor, enquanto aluno do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissionalizante em Formação de Professores, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba. Nesse contexto, o trabalho pretende evidenciar as contribuições e os desafios da formação em stricto senso, que transformar o professor em pesquisador de sua própria prática. As estratégias formativas dos professores do referido programa nos ajuda a pensar na história do professor, de suas memórias, e do seu engajamento, de sua socialização com os outros e de seus problemas. Com base em Charlot (2013) Gatti (2013), Arroyo (2001) e Larrosa (2002), o relato evidencia como a formação nos ajuda a desenvolver uma nova percepção de ensino e de educação, contribuindo para a construção de um novo profissional que investiga e intervém de modo a transmutar a realidade na qual ele está inserido. A metodologia é de cunho qualitativo, e nessa forma de organizar a pesquisa o estudioso precisa ter a capacidade de diálogo com a realidade, ou seja, possuir a capacidade de elaborar a partir das discussões com os teóricos, uma reflexão sobre a teoria, de uni saber e mudar, no plano da prática (DEMO, 2006). O estudo optou em realizar um relato de experiência, gênero pertencente ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, por valorizar o conhecimento experiencial e enfatizar o papel importante do leitor na geração desse conhecimento (ANDRÉ, 1984). Nesse sentido, as situações que geraram este relato ocorreram no período de março a agosto de 2014, nas interações presenciais e a distancia com os professores e alunos do referido programa de pós-graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.