Promover o processo ensino/aprendizagem de maneira construtiva e coletiva é um desafio importante para professores e alunos de Ciências e Biologia. Desta forma, o subprojeto PIBID-Biologia buscou, através de tal proposta analisar as possibilidades de viabilização de atividades de laboratório, auxiliar os professores na realização de atividades experimentais, dando assim um suporte para uma melhor aprendizagem e popularizar em meio aos alunos atividades práticas. Diante da necessidade de uma aproximação dos alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (município de Barra de Santa Rosa – PB) com o Laboratório de Ciências, registraram-se a necessidade de apresentá-los e orientá-los, como também de realizar atividades práticas no mesmo. Objetivou-se descrever as experiências iniciais, destacando aspectos da infraestrutura e de planejamento e promoção de ações didáticas. Para a concretização deste estudo foram realizadas visitas ao referido laboratório, levantamento de dados, e encontros com os alunos (com aplicação de questionário semi-estruturado, apresentação de regras básicas de laboratório e de vidrarias, palestra sobre conservação de espécimes em coleções didáticas e uma breve introdução à Microscopia). Quanto à infraestrutura, observou-se que o laboratório tem formato retangular (08m x 06m), possui janelas amplas o que permite uma boa ventilação, além de um recuo para a área externa que comporta um botijão de gás. Há bancadas laterais que comportam alguns dos materiais de utilização no laboratório, além de uma bancada central que comporta os microscópios, bem como quatro armários. Apesar de alguns problemas, a infraestrutura física do laboratório possibilita condições regulares de uso. No tocante à promoção das ações didáticas, houve inicialmente a organização e o levantamento de todo o material existente no laboratório, demonstrando que com materiais simples, é possível realizar aulas práticas de qualidade e que essa metodologia só vem a acrescentar ao aprendizado dos alunos, pois eles reforçam na prática o que aprenderam na teoria. Com os resultados alcançados percebemos que os alunos já possuíam certo conhecimento acerca de aulas práticas, mas aderiram às novas propostas com entusiasmo e demonstraram maior interesse na área temática das Ciências Biológicas.
Palavras chaves: laboratório, aulas práticas, aprendizagem.