Este artigo apresenta os resultados de estudos sobre o vídeo enquanto recursos tecnológicos de comunicação, produção e proposta acessível às práticas escolares com resultados significativos para o ensino e a aprendizagem. Por se compreender a escola como ambiente inserido em uma sociedade dinâmica percebemos a emergência em atualizar a escola com as perspectivas sociais. Sabemos que o mundo educacional do ensino regular contempla um público relativamente jovem e que apresenta uma maior inserção no mundo tecnológico. Por essa razão se faz necessário um ensino qualificado e que atenda as reais necessidades dos sujeitos envolvidos nesse processo. É aqui que identificamos a maior necessidade dos educadores pesquisarem quais ferramentas servem para o ensino emancipatório e dentro do possível analisar quais delas relacionam o ensino e a aprendizagem. Por essa razão objetivamos identificar como o vídeo, por se tratar de um recurso acessível dentro de pacotes computacionais disponíveis nas salas de aula numa realidade cada vez mais possível em nosso contexto social, pode favorecer o aprendizado e motivar o aluno durante o processo de ensino. Como recursos metodológicos realizamos uma aula expositiva para os alunos sobre o vídeo e um tema gerador que veio a ser o Trabalho Infantil. Apresentamos a proposta aos alunos incitando que os mesmos se tornassem pesquisadores sobre o tema com a entrega de uma ficha que orientou o roteiro de elaboração de gráficos, som e imagens, transformando os dados posteriormente em um vídeo. Todo o artigo está fundamentado em teóricos que tratam do tema Vídeo enquanto elemento motivador para o ensino. Destacamos os seguintes teóricos: SEABRA, 2010; e SERAFIM & SOUSA, 2011 como principais autores que dialogamos na descrição da pesquisa.