O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os alunos, principalmente do ensino médio, com o estudo da geometria plana e espacial, sendo esta, uma das disciplinas consideradas mais complexas pelos mesmos. A proposta é que os alunos compreendam o conteúdo com o uso de softwares educacionais que exponha imagens em 3D para que os mesmos possam observar as figuras por diversos ângulos, porque com apenas lousa e giz não é possível fazer uma boa interatividade com os sólidos construídos. A tecnologia da informação e comunicação (TIC'S) nos dá diversas possibilidades para o desenvolvimento de materiais que permitam uma maior interatividade entre estudantes e professores. Através de alguns softwares educacionais vinculados à prática docente, é possível trabalhar e/ou criar figuras em duas e três dimensões. Temos o SketchUp, este é um software livre que produz objetos em 3D de maneira rápida e fácil, que pode ser usado para ensinar geometria plana e espacial. Com este software é possível relacionar uma demonstração do teorema de Pitágoras que trabalha com figuras planas para construir sólidos 3D e mostrar que é verdadeiro o teorema de Pitágoras. Durante todo o processo os discentes conseguem compreender a área e volume dos sólidos construídos. Dessa forma, nossos alunos podem explorar as ferramentas disponíveis nesses softwares tornando a aula mais prazerosa e facilitando o processo de ensino-aprendizagem. A doutora e pesquisadora da UFPB/UEPB, Filomena Moita, em sua pesquisa: Jogos Eletrônicos, Juventude e Currículo Cultural: Impulsionando uma Nova Prática Educativa Popular, apresenta o uso de Jogos eletrônicos pelos jovens atualmente, ela mostra que o ensino precisa passar por uma reflexão, tendo em vista as mudanças ocorridas na sociedade moderna, especialmente os jovens, que estão inseridos numa cultura de imagem-som. Portanto, devemos trazer esta perspectiva para o ensino da geometria plana e espacial. Objetivamos ainda que os alunos compreendam os conteúdos matemáticos de forma atrativa, interativa e dinâmica; estimulando o interesse dos jovens em local propício para refletir a cerca do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S), e o ambiente escolar, no qual leciono, já dispõe dos meios adequados para que os discentes tenham uma aprendizagem significativa ao relacionar o conhecimento matemático com o objeto de estudo.