Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERPRETAÇÃO QUALITATIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DA UEMA/CESITA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO, ENSINO, SATISFAÇÃO., TECHNOLOGY IN AGRIBUSINESS, EDUCATION, SATISFACTIO, TECHNOLOGY IN AGRIBUSINESS, EDUCATION, SATISFACTIO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal identificar os fatores que contribuem mais significativamente no nível de satisfação dos alunos do curso de graduação em Tecnologia em Agronegócio da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, pertencentes ao Centro de Estudos Superiores de Itapecuru Mirim - CESITA. Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, oferecer um ensino que satisfaça alunos e mercado de trabalho tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma instituição de ensino superior (IES). Para a realização do estudo, buscaram-se estudos que tratam da satisfação de estudantes, encontrando-se 30 atributos que medem a satisfação de alunos com relação ao seu curso especificamente. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativo-descritiva junto aos alunos. Aplicou-se um questionário estruturado. Com os dados coletados, identificaram-se os atributos de melhor e pior desempenho quanto á satisfação dos alunos nos aspectos ligados ao seu curso. Encontrou-se também os atributos que mais contribuem para a satisfação dos alunos, visando com isto à melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, os alunos teceram críticas e sugestões também evidenciaram fatores que podem determinar o sucesso do curso de Tecnologia em Agronegócio da UEMA/CESITA, devendo estes ser considerados na busca e sustentação de sua vantagem competitiva. Os dados obtidos com a realização da pesquisa de campo demonstraram que, a maior parte dos discentes do curso de graduação em Tecnologia do Agronegócio está caracterizada com um bom nível médio de satisfação com os serviços prestados a eles. Contudo, faz-se algumas considerações. A qualidade nos serviços é o principal valor intrínseco a satisfação do discente. A satisfação dos discentes em face aos serviços prestados é de extrema importância para a sua sobrevivência e sucesso no mercado. A qualidade na prestação de um serviço implica diretamente na satisfação do discente e perpetua-se por meio dos colaboradores. No entanto, é necessário estar atento às necessidades e aos desejos particulares dos discentes. A pesquisa de satisfação é um valioso instrumento para o estudo do comportamento dos discentes.

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