O educador tem um papel de grande importância no que tange a aprendizagem significativa de alunos. No processo de ensino e aprendizagem ele deve estar atento ao alunado e ter sempre objetivos bem definidos a serem alcançados devendo estar atento às características dos mesmos, pois cada um responde diferentemente em relação à aprendizagem. É um equívoco rotineiro de muitos docentes confundirem atividades demonstrativas ou práticas com a necessidade de um ambiente que esteja repleto de equipamentos especiais para serem realizadas tais atividades podem ser desenvolvidas em qualquer sala de aula, e sem a necessidade de instrumentos ou aparelhos sofisticados. No âmbito desta conjuntura, objetivou-se neste trabalho reafirmar a importância do uso de aulas demonstrativa nas aulas de ciências e especificamente no ensino do tema Solo no 6º Ano do ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental. A amostra foi composta por alunos de turmas de 6º ano, do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada uma breve explicação acerca do assunto e em seguida foi dado início a aula demostrando através de uma atividade os diferentes tipos de solo com o auxílio de garrafas pet. Em cada garrafa pet estava inserido um dos três tipos de solo estudado: o Humífero, o Arenoso e o Argiloso. Nos resultados percebeu-se que os alunos ficaram empolgados com a atividade proposta e dispostos a aprenderem realmente. Estes demostraram que ainda lembravam-se de alguns nomes, e alguns até conseguiam diferenciar de forma objetiva alguns tipos de solos. Já na segunda turma de imediato grande parte dos educandos ficaram mais retraídos em participar porém no decorrer da aula estes começaram a interagir e participar da aula sempre que sentiam necessidade. Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar que é importante proporcionar atividades diferenciadas aos alunos e neste caso uma ótima ferramenta é uma atividade prática e demonstrativa em sala de aula. Verificou-se que houve um aproveitamento maior por parte dos alunos sobre o tema proposto visto que existiam muitas dúvidas sobre o conteúdo estudado. Percebe-se uma interação satisfatória com os bolsistas do (PIBID) o que possibilita uma aprendizagem melhorada e eficaz no ensino escolar.