O referido trabalho bibliográfico investigou a importância dos recursos digitais no ensino de literatura do Ensino Médio com o objetivo de entender como esses recursos podem ser utilizados na sala de aula para trabalhar de forma interativa os estudos das obras literárias, por meio de uma experiência didática. Investigou ainda as ferramentas que dão suporte a divulgação dos conteúdos literários nos meio de comunicação no formato digital, com a utilização da Web 2.0 que tornou mais eficiente em termos de velocidade e a facilidade de uso de diversos aplicativos, sendo responsáveis por um aumento significativo no conteúdo existente na Internet. Dentro dos padrões de interatividade, intertextualidade e multidisciplinaridade. Ela permite que o usuário possa contribuir, inclusive de forma colaborativa, na oferta e organização dos conteúdos oferecidos na rede, pois a troca de informações é simplificada e rápida, envolvendo redes sociais com sistemas de conversação em tempo real nas quais existe uma convergência de conteúdos e interesses. Os resultados encontrados apontam que os recursos digitais fornecem o suporte necessário para trabalhar o ensino de literatura no Ensino Médio, a partir dos recursos da Web 2.0, que possibilitam a interatividade porque contempla as redes sociais, a postagem de vídeos e artigos na internet, sendo que tais recursos não emitem funções educativas, havendo então a necessidade de adequação das práticas a partir do planejamento escolar, com objetivos claros e bem definidos. A tecnologia passa então a ser parte dos recursos pedagógicos que podem interferir na ação educativa porque transmite, organiza e distribui a informação, utilizando-se de ferramentas ilustrativas, recursos de animação, projeções, gravação e interatividade.