Atualmente, observa-se que a necessidade do professor estar se atualizando é cada vez mais crescente. Isto se deve, entre outros fatores, ao fato das mudanças ocorridas no comportamento dos alunos, conhecidos em sua grande maioria como nativos digitais, termo utilizado para referir-se aos que utilizam as tecnologias no cotidiano sem dificuldades. Estes que eram há um tempo atrás sujeitos passivos no processo de ensino-aprendizagem, apresentam-se como participantes ativos na construção do próprio conhecimento. A EaD (educação a distância) apresenta-se como uma opção na formação de professores, uma vez que, o tempo constitui um empecilho para a maioria dos profissionais docentes. A oportunidade de aprimorar seus conhecimentos pedagógicos sem a necessidade de sair da residência aparece como uma excelente novidade. Este trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho de professores de educação básica com tempo de sala de aula superior a 10 anos na modalidade a distância do curso semipresencial de especialização em Fundamentos da educação: práticas pedagógicas interdisciplinares oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba. Para tanto utilizou-se um questionário com 10 perguntas que abordaram temas como a presença de computador em casa, o acesso a internet e a experiência pregressa com ensino a distância. Pode-se concluir através deste estudo, que há uma grande necessidade de aprimoramento de tais professores, considerados imigrantes digitais no que diz respeito ao uso de novas tecnologias. Diante desse quadro, pretende-se dar subsídios a próximas pesquisas que se utilizem desses dados em eventuais soluções para tais problemas que se apresentam como entraves ao processo de ensino-aprendizagem na educação a distância, voltada para a formação de professores.