Introdução: O processo inicial da formação escolar sempre despertou a curiosidade dos pesquisadores porque dele depende muito da continuidade dos estudos, fundamental ao desenvolvimento das sociedades no mundo dominado pela ciência e a tecnologia. Um dos elementos responsáveis pela garantia do sucesso esperado no referido processo é o professor, por isso ele precisa ser muito bem formado. Esse estudo fala sobre uma das estratégias desenvolvidas no Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA para subsidiar a formação inicial do professor da Educação Básica. Objetivos: Identificar como o Projeto Mostra de Literatura do Curso de Letras da UVA subsidia a formação do professor, traçar o perfil teórico desse Projeto e verificar possibilidade de relação entre ele, Projeto, e as diretrizes nacionais para a formação do professor. Materiais e Método: Estudo em andamento baseado em pesquisa teórica, correspondente à revisão de bibliografia. Observa um projeto utilizado como estratégia para subsidiar a formação inicial de professor. Esse objeto é analisado a partir de dois parâmetros: um de natureza acadêmica, outro, de natureza legal. A partir daí, ora se traça um perfil preliminar do projeto considerando-se sua possível relevância na formação inicial do professor de Língua Portuguesa. Resultados e Discussão: O projeto em estudo vem se desenvolvendo semestralmente no Curso de Letras UVA desde 2009, restrito a uma das disciplinas da matriz curricular. Prioritariamente busca estabelecer a relação teoria-prática no trabalho dos conteúdos específicos por meio da metodologia. Essa intenção vai ao encontro do pensamento de autores como Mello (1999) e Pimenta (2006), que veem a relação teoria-prática como necessária, especialmente na formação inicial doprofessor. A metodologia prevista no projeto em estudo apresenta algumas novidades, das quais o desenvolvimento de estudos em grupos de trabalho (GT). A estes é previsto o desempenho dinâmico de funções específicas, todas diretamente relacionadas com o exercício da leitura e da docência: planejar a mediação de conteúdos disciplinares, selecionar ou construir material didático, aplicar e avaliar o uso desses recursos na mediação dos conteúdos específicos da matriz curricular etc. No final de cada semestre letivo, os conhecimentos adquiridos, as habilidades docentes exercitadas e os recursos didáticos construídos são apresentados em um evento de culminância, aberto ao público interno e externo. Considerações Finais: A partir do estudo realizado, percebe-se um esforço do Projeto em estudo subsidiar a formação do professor, inclusive na dimensão pedagógica. Percebe-se ser necessário desenvolver-se pesquisas mais amplas para se obter resultados mais consistentes.