Artigo Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-19-1

OS LETRAMENTOS PERIFÉRICOS E O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL APROVADOS PELO PNLD

Palavra-chaves: Letramentos De Reexistência, Livros Didáticos, Multiletramentos, Língua Espanhola, Comunicação em Simpósio Temático ST03 - Políticas identitárias, educação linguística e decolonialidade: por outros mundos possíveis para o hispanismo brasileiro
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Publicado em 09 de dezembro de 2020

Resumo

Esta investigação, que se encontra no âmbito da concepção dialógica da linguagem do círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2017), está suleada (KLEIMAN, 2013) na perspectiva de um ensino de língua espanhola crítico. Se buscará analisar atividades que contemplem os letramentos de reexistência (SOUZA, 2009; 2011), manifestados em diferentes gêneros discursivos nos LDs de espanhol para os Ensinos Fundamental e Médio, aprovados pelo PNLD. Considerando tais letramentos como uma prática tradicionalmente desenvolvida no âmbito não escolar (SOUZA 2009), o objetivo desta pesquisa é investigar em que medida os LDs de espanhol contemplam os letramentos supracitados. O aparato teórico da pesquisa considera a noção de gênero discursivo e de heterogeneidade do discurso (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2017) e de perspectivas voltadas para o letramento e para a educação de reexistência (SOUZA, 2009; 2011; LOBO, 2018), bem como a de multiletramentos (ROJO, 2013). O projeto visa a analisar os discursos vinculados a esses gêneros discursivos carentes de prestígio, observando como os sujeitos posicionam-se por meio dessas práticas discursivas para transformar as suas realidades. Com este trabalho, quer-se compreender de que forma os gêneros discursivos periféricos são trabalhados nos LDs analisados, isto é, se levam em consideração a sua função social, bem como os papéis e os lugares sociais ocupados pelos seus agentes.

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