Esta investigação, que se encontra no âmbito da concepção dialógica da linguagem do círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2017), está suleada (KLEIMAN, 2013) na perspectiva de um ensino de língua espanhola crítico. Se buscará analisar atividades que contemplem os letramentos de reexistência (SOUZA, 2009; 2011), manifestados em diferentes gêneros discursivos nos LDs de espanhol para os Ensinos Fundamental e Médio, aprovados pelo PNLD. Considerando tais letramentos como uma prática tradicionalmente desenvolvida no âmbito não escolar (SOUZA 2009), o objetivo desta pesquisa é investigar em que medida os LDs de espanhol contemplam os letramentos supracitados. O aparato teórico da pesquisa considera a noção de gênero discursivo e de heterogeneidade do discurso (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2017) e de perspectivas voltadas para o letramento e para a educação de reexistência (SOUZA, 2009; 2011; LOBO, 2018), bem como a de multiletramentos (ROJO, 2013). O projeto visa a analisar os discursos vinculados a esses gêneros discursivos carentes de prestígio, observando como os sujeitos posicionam-se por meio dessas práticas discursivas para transformar as suas realidades. Com este trabalho, quer-se compreender de que forma os gêneros discursivos periféricos são trabalhados nos LDs analisados, isto é, se levam em consideração a sua função social, bem como os papéis e os lugares sociais ocupados pelos seus agentes.