Introdução – A inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades é uma realidade que, no Brasil, está apenas começando. A implantação dos dispositivos legais não garantem a escolarização bem-sucedida desses alunos. Esse processo de implementação requer intervenções e medidas práticas para o acesso e permanência de pessoas com deficiência. As formas limitadas como as escolas ainda atuam, têm levado um número considerável dos alunos à exclusão. E pensando na inclusão, exige-se que os educadores estejam, permanentemente, informados sobre os processos educacionais e necessidades especiais dos alunos com deficiência, assim como capacitados para lidar com a diversidade existente na sala de aula, o que inclui o atendimento educacional especializado. Objetivo – Este trabalho tem a finalidade de investigar sobre o atendimento educacional especializado nas escolas estaduais no município de Guarabira - PB, bem como o tipo de atendimento, formação de professores, número de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Metodologia – A proposta metodológica para desenvolvimento desta pesquisa é através da abordagem qualitativa com uma pesquisa bibliográfica e documental (a respeito da legislação sobre inclusão e necessidades educativas especiais), identificação das escolas estaduais no município através de cadastro da 2ª Regional de Ensino e uma pesquisa de campo em uma amostra das escolas encontradas. Resultados e Conclusão – Dessa forma o resultado desta pesquisa, ainda em andamento, nos dará uma resposta sobre a implementação da Educação Especial, no âmbito da escola regular estadual no município de Guarabira- PB, para a inclusão e permanência de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.