O presente artigo faz uma reflexão crítica sobre o ensino da geografia, as dificuldades e perspectivas para viabilização do processo de ensino- aprendizagem nos diferentes níveis de ensino de acordo com o processo metodológico da teoria e prática utilizado para construção do conhecimento em sala de aula nas escolas públicas através da parceria do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docente -, pois este programa vem fomentando a inserção de alunos nas escolas com o objetivo de qualificar a formação docente e propor novas práticas e buscar alternativas didáticas para as aulas de geografia. Tendo em vista, as contribuições deste programa, refletimos sobre o papel do professor e o ensino de geografia. Desse modo, embasados em análises textuais de alguns autores sobre o processo histórico e dialético da estrutura educacional brasileira e através de observações e participações crítico-reflexivas para as aulas em duas turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Guarabira – PB. Tomou-se partida sobre o ensino da disciplina de geografia, refletindo sobre uma sociedade vivendo em meio a uma educação ineficiente, precária, com grandes desafios a serem superados, sobretudo na geografia.