A creche surgiu como um espaço que se estendia como continuação do papel da família, sendo criada para atender as famílias que não tinham como cuidar de seus filhos. Segundo Haddad (1991, p.24) “no Brasil as creches surgiram a partir do século XX devido o crescimento do capitalismo a crescente urbanização e a necessidade de reprodução da força de trabalho”. Todavia a concepção da creche foi modificando, pois cabe à mesma proporcionar atividades educativas e pedagógicas oferecendo desde cedo as crianças o contato com o meio escolar. Os profissionais que atuam na creche devem ser valorizados tendo em vista que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos mesmos contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças através de seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Diante disso, esse estudo objetivou discutir os desafios enfrentados pelos professores de uma creche pública localizada no município de Serrinha. Para efeito da pesquisa utilizamos como instrumento metodológico o levantamento bibliográfico e a observação participante a partir de nossa inserção no Projeto de Iniciação á Docência-PIBID, onde estamos tendo a oportunidade de estar vivenciando o ambiente da creche com um olhar de pesquisa (ação). Em relação aos resultados obtidos identificamos que existe preconceito de professores de outras etapas do ensino em relação aos profissionais da creche onde foi relatado pelas docentes da creche que quando tinha reuniões em geral no espaço da escola perguntavam “o que era que os professores da creche estavam fazendo na reunião”. Em suma, a falta de valorização, aumenta as dificuldades na permanência desses profissionais para atuarem na creche, também implica nos baixos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na região, pois ocorre a escassez de docentes com formação adequada nessa etapa do ensino. È importante salientar, que é preciso que novas e emergentes discussões sobre a valorização dos profissionais da creche surja, sendo que a educação dada em creche, sem sombra, de dúvidas deve ser priorizada, pois a mesma representa o alicerce para a formação das crianças como sujeitas que pertencem a uma sociedade.