O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa intitulada “O aluno adulto da UFPB: trajetórias de sucesso escolar” vinculado ao projeto matriz de pesquisa “Educação de Adultos e Ensino Superior: trajetórias de aprendizagens e sucesso escolar”. Estamos relacionando a Educação de Adultos com o Ensino Superior com base no conceito de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida e tendo como foco de investigação os processos de permanência do alunado que ingressou na universidade acima de trinta anos. Com isso, objetivamos apresentar as principais dificuldades enfrentadas pelo alunado adulto para permanecer no curso e as motivações que os impulsionaram a concluir o curso, ou seja, obter o sucesso escolar. A metodologia possui caráter quantitativo. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados a partir de uma amostra intencional com alunos que concluíram no mínimo 75% do seu curso, ou seja, cursando a partir do sexto período, exceto os cursos com duração de cinco anos, a partir do oitavo período. A principal fonte de coleta de dados foi o questionário contendo perguntas abertas e fechadas e as informações foram tabuladas a partir do Programa IBM SPSS Statistics versão 20. Os dados apontam que a permanência bem sucedida e o sucesso/certificação do alunado adulto ainda é um desafio a ser superado. E que as dificuldades apontadas para permanecer no curso superior evidenciam ser mais acentuados devido à falta de tempo para conciliar a sua vida pessoal, profissional e acadêmica. A necessidade para conciliar o trabalho e o estudo é, também outro fator que dificulta a permanência do alunado no curso. Este alunado adulto, podendo ser caracterizado como trabalhador estudante.