Existe atualmente uma nova postura na educação devido aos problemas ambientais, entretanto de forma geral, a educação ambiental é ampla e nem sempre contempla todas as suas áreas relacionadas, a exemplo do bem estar animal. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço privilegiado para abordagem deste tema, no entanto, este é um assunto ainda pouco abordado na educação básica. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a atuação dos professores do ensino infantil e fundamental das instituições de ensino da Comunidade da Vila Florestal de Lagoa Seca/PB aceca do bem estar animal. Para tal, foi realizado um trabalho investigativo através da aplicação de questionários com os professores de uma creche e de uma escola de ensino infantil e fundamental presentes na comunidade. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam às perguntas referentes, especialmente, à abordagem do tema bem estar animal em sala de aula. Ao serem perguntados se em algum momento já tinha trabalhado o tema em sala de aula com os alunos, 60% responderam que sim e 40%, que não. Já quando foram questionados se algum aluno já havia perguntado sobre bem estar animal, 60% afirmaram que sim e 40% afirmaram que não. Com relação à opinião dos professores se este tema deveria ser trabalhado na escola, todos os entrevistados responderam que sim. E quando questionados sobre a forma de abordagem do tema com os alunos, 50% dos professores responderam que poderiam ser utilizados vídeos educativos, 20% disseram que poderia utilizar cartilhas e 30%, que as brincadeiras envolvendo o tema seriam a melhor alternativa. Os professores também foram questionados sobre a reação que os mesmos acreditam que os alunos teriam se o tema fosse abordado na escola, sendo que 80% dos professores responderam que seria ótimo e 20% respondeu que seria boa. Quando foram perguntados se a escola disponibilizaria material lúdico para trabalhar o tema com os alunos, 50% responderam que sim e 50%, que não. De forma geral, os professores reconhecem a importância de trabalhar o assunto bem estar animal na escola, porém os temas relacionados aos cuidados com os animais de estimação e com as zoonoses não é abordados nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, não existe confiança na participação e apoio da escola para a realização de ações abordando esse tema.