Este trabalho apresenta o relato e os resultados de práticas educativas em Educação Ambiental que vislumbrem a fomentar a inserção deste saber na escola, nas perspectivas da transversalidade e da interdisciplinaridade sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esta experiência iniciou-se com uma pesquisa para avaliar os conhecimentos que os alunos já detinham sobre educação ambiental, bem como, investigar sobre a forma como eles tratam o meio ambiente em que vivem. Após esta etapa, as atividades foram sistematizadas através de uma sequência didática fundamentada na interdisciplinaridade de temáticas sobre questões ambientais, intermediada pelo desenvolvimento da habilidade da leitura e compreensão do gênero poema. Realizado em uma turma de 22 alunos do 5º ano do ensino fundamental I da “Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Cirne”, localizada na cidade de Solânea – PB, o objetivo deste trabalho foi conhecer as concepções dos alunos em relação ao meio ambiente, para, a partir delas, promover debates e desenvolver atividades de sensibilização e conscientização sobre questões ambientais próximas à realidade deles. Tendo em vistas o relacionamento do homem com o seu meio, focalizamos as discussões na problemática do cárcere privado de aves e no tráfico ilegal destes animais. Por intermédio do poema “Ave Presa”, de Manoel Monteiro, realizamos as atividades que contemplaram não só a abordagem da temática, bem como a da leitura e compreensão deste gênero com alunos do ensino fundamental. A experiência realizada demonstra que não só é possível trabalhar os temas da educação ambiental de forma prazerosa com crianças, mas também trabalhar os seus temas numa perspectiva interdisciplinar que promova a leitura de poemas de forma contextualizada com alunos do ensino fundamental.