Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESCOBRINDO O PRAZER PELA LEITURA: O INCENTIVO A PRÁTICAS DE LEITURA DESDE A INFÂNCIA

Palavra-chaves: FAMÍLIA, ESCOLA, LEITURA PRAZEROZA Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7068
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1540
    "inscrito_id" => 1107
    "titulo" => "DESCOBRINDO O PRAZER PELA LEITURA: O INCENTIVO A PRÁTICAS DE LEITURA DESDE A INFÂNCIA"
    "resumo" => "O prazer pela leitura não é algo que se adquire de uma hora para outra, mas por meio de um longo processo onde família e escola devem estar prontas para vivenciar junto com a criança essa encantadora descoberta. Diante dessa ideia, o presente artigo pretende mostrar a importância do apoio dado às crianças pelos pais e professores nesse processo de aquisição da leitura, visto que, quando a criança é incentivada por eles essa leitura pode tornar-se prazerosa e oportunizar maior interação entre o leitor e o texto. A fim de dialogar sobre o tema, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica com autores renomados, onde podemos constatar que a escola ainda é vista pela sociedade como o único lugar apropriado para se investir no incentivo à leitura, seja ela mecânica onde há apenas uma decodificação do que está escrito ou prazerosa onde a mesma pode se deleitar e viajar no mundo da imaginação fazendo com que a aprendizagem aconteça de forma suave e agradável. Partindo dessa idéia, veremos no decorrer da pesquisa que a família pode ser uma aliada nesse processo de construção junto à escola e sabendo que a realização deste trabalho por parte destes não é fácil, traremos algumas sugestões de estratégias como subsídio aos professores para que estes possam desempenhar atividades de forma lúdica e eficaz, através do uso de recursos, principalmente em sala de aula, que fará com que as crianças embarquem no mundo da imaginação concebendo inclusive uma melhor assimilação do tema ora proposto pelo professor. Por fim conclui-se que, a presença constante da família é algo indispensável, pois a afetividade existente nessas relações pode contribuir para que se obtenham ótimos resultados na atuação da criança enquanto leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, LEITURA PRAZEROZA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_23_18_12_idinscrito_1107_ecb348071f66f4f6aec14382c522fae0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUÊNIA MARIA BATISTA DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "SUÊNIA MARIA"
    "autor_email" => "sueniapedagogia1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7068
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1540
    "inscrito_id" => 1107
    "titulo" => "DESCOBRINDO O PRAZER PELA LEITURA: O INCENTIVO A PRÁTICAS DE LEITURA DESDE A INFÂNCIA"
    "resumo" => "O prazer pela leitura não é algo que se adquire de uma hora para outra, mas por meio de um longo processo onde família e escola devem estar prontas para vivenciar junto com a criança essa encantadora descoberta. Diante dessa ideia, o presente artigo pretende mostrar a importância do apoio dado às crianças pelos pais e professores nesse processo de aquisição da leitura, visto que, quando a criança é incentivada por eles essa leitura pode tornar-se prazerosa e oportunizar maior interação entre o leitor e o texto. A fim de dialogar sobre o tema, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica com autores renomados, onde podemos constatar que a escola ainda é vista pela sociedade como o único lugar apropriado para se investir no incentivo à leitura, seja ela mecânica onde há apenas uma decodificação do que está escrito ou prazerosa onde a mesma pode se deleitar e viajar no mundo da imaginação fazendo com que a aprendizagem aconteça de forma suave e agradável. Partindo dessa idéia, veremos no decorrer da pesquisa que a família pode ser uma aliada nesse processo de construção junto à escola e sabendo que a realização deste trabalho por parte destes não é fácil, traremos algumas sugestões de estratégias como subsídio aos professores para que estes possam desempenhar atividades de forma lúdica e eficaz, através do uso de recursos, principalmente em sala de aula, que fará com que as crianças embarquem no mundo da imaginação concebendo inclusive uma melhor assimilação do tema ora proposto pelo professor. Por fim conclui-se que, a presença constante da família é algo indispensável, pois a afetividade existente nessas relações pode contribuir para que se obtenham ótimos resultados na atuação da criança enquanto leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, LEITURA PRAZEROZA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_23_18_12_idinscrito_1107_ecb348071f66f4f6aec14382c522fae0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUÊNIA MARIA BATISTA DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "SUÊNIA MARIA"
    "autor_email" => "sueniapedagogia1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O prazer pela leitura não é algo que se adquire de uma hora para outra, mas por meio de um longo processo onde família e escola devem estar prontas para vivenciar junto com a criança essa encantadora descoberta. Diante dessa ideia, o presente artigo pretende mostrar a importância do apoio dado às crianças pelos pais e professores nesse processo de aquisição da leitura, visto que, quando a criança é incentivada por eles essa leitura pode tornar-se prazerosa e oportunizar maior interação entre o leitor e o texto. A fim de dialogar sobre o tema, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica com autores renomados, onde podemos constatar que a escola ainda é vista pela sociedade como o único lugar apropriado para se investir no incentivo à leitura, seja ela mecânica onde há apenas uma decodificação do que está escrito ou prazerosa onde a mesma pode se deleitar e viajar no mundo da imaginação fazendo com que a aprendizagem aconteça de forma suave e agradável. Partindo dessa idéia, veremos no decorrer da pesquisa que a família pode ser uma aliada nesse processo de construção junto à escola e sabendo que a realização deste trabalho por parte destes não é fácil, traremos algumas sugestões de estratégias como subsídio aos professores para que estes possam desempenhar atividades de forma lúdica e eficaz, através do uso de recursos, principalmente em sala de aula, que fará com que as crianças embarquem no mundo da imaginação concebendo inclusive uma melhor assimilação do tema ora proposto pelo professor. Por fim conclui-se que, a presença constante da família é algo indispensável, pois a afetividade existente nessas relações pode contribuir para que se obtenham ótimos resultados na atuação da criança enquanto leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.