No âmbito do Ensino Médio, a presença da literatura tem se restringido a um viés essencialmente historicista e informativo que é reproduzido pelo currículo, o livro didático e o professor. Em lugar da leitura efetiva do texto, segue-se uma sucessão de estudos biográficos dos autores, memorização de características e quadros comparativos de diferentes escolas literárias. Além desse aspecto, a literatura tem enfrentado um crescente distanciamento da Língua Portuguesa, como se ambas fossem disciplinas à parte, o que é bastante preocupante, uma vez que a linguagem é objeto de estudo das duas. Nesse sentido, o presente trabalho centra-se em uma experiência de leitura com o poema: O retrato dos avós do poeta paraibano Sérgio de Castro Pinto. Entendemos que a escolha de um autor contemporâneo e ausente dos manuais didáticos que privilegiam poetas do centro sul do Brasil, pode ser um caminho a ser explorado na sala de aula através da poesia, um gênero ainda marginalizado pela escola em relação à narrativa. Através de metodologias cuja leitura, debate, discussão e reflexão, tornam-se o foco do ensino da literatura, podemos mostrar ao educando que ela pode ser agradável. Sendo assim, relataremos uma experiência de leitura que ocorreu em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Objetivamos assim, perceber de que forma o letramento literário pode ser atrelado ao ensino de literatura enquanto prática social. Os resultados alcançados evidenciaram que mudanças na prática pedagógica pode despertar o interesse dos alunos pela leitura literária. Para tanto, tecemos nossas discussões nas teorias de: Brito (1995), Cosson (2006), Silva (2009) e Riolfi (2008).