Resumo Este trabalho tem por objetivo compreender as dificuldades encontradas por um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Antônia Luna Lisboa, localizada em Rio Tinto/PB, ao lidar com situações de resolução de problemas contextualizados envolvendo o conteúdo de frações. Nesta pesquisa denominamos de problemas contextualizados aqueles onde os alunos irão identificar em um contexto as operações a serem utilizadas para resolução do problema. Portanto, é necessário que o aluno conheça a metodologia de resolução de problemas para que ele possa resolvê-los com êxito, mas para isto, o professor deverá mostrar-lhe essa metodologia e instigá-los a utilizá-la. Será elaborado e aplicado aos alunos, um questionário composto de problemas contextualizados envolvendo os números racionais na forma fracionária, serão utilizadas as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Através do questionário, os alunos deverão expressar suas habilidades, como também, suas dúvidas e dificuldades em relação às operações com fração, assim, poderemos analisar e caracterizar as dificuldades encontradas. É importante que saibamos, não só as dificuldades dos alunos ao lidar com o conteúdo de frações, mas também, a(s) causa(s) dessas dificuldades que possivelmente serão encontradas, para que possamos buscar maneiras que auxiliem os alunos no processo de aprendizagem. A aplicação do questionário serve não apenas para caracterizar as dificuldades dos alunos com a resolução de problemas contextualizados com números fracionários, como também, para instigá-los a desenvolver seu próprio raciocínio, sem que haja necessidade de se prender á regras, muitas vezes, impostas pelo professor, o que se busca é que os alunos possam expressar suas próprias conclusões e, a partir daí, podermos verificar se as dúvidas que porventura surgirão, estão na interpretação do problema ou na forma de resolução, pois em alguns casos, os alunos não sabem interpretar o problema, em outros, não sabem lidar com o conteúdo. Contudo, o projeto busca compreender as verdadeiras dificuldades, possivelmente encontradas pelos alunos de uma turma do 6º ano, para podermos buscar maneiras que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem.