Este artigo surgiu-se de uma pesquisa desenvolvida com os alunos do Ensino Fundamental I da escola estadual Professor Manoel Mangueira Lima, localizada na Zona Norte da cidade de Cajazeiras-PB, com objetivo de propiciar mudanças em duas áreas que merecem atenção; a MATEMÁTICA por ser considerada constantemente como uma disciplina difícil, ocasionando desistência, desmotivação, reprovação e em alguns casos até indisciplina, e a SAÚDE que deixa a desejar não apenas no nosso país, mas em todo o mundo, procurando contextualizar e interdisciplinalizar o ensino de matemática por meio de dados, gráficos e informações relacionadas aos problemas de saúde atuais e locais, conscientizando os jovens e adolescentes destes. Para isso utilizamos de questões relacionadas aos temas das aulas: Lúpus, Diabetes, A busca pelo corpo perfeito, Os aspectos negativos das redes sociais para a saúde, com foco no cyberbullying, essas questões eram baseadas em ARARIBÁ e BIANCHINI, utilizamos também de um teste de sondagem da aprendizagem inicial dos alunos, referente à como eles lidam com questões contextualizadas e de caráter interdisciplinar, percebemos uma avanço no que se refere ao teste aplicado no início e no fim do nosso trabalho. Dessa forma os alunos desenvolveram competências e habilidades matemáticas, mas também construíram o pensamento crítico sobre os aspectos sócio-políticos-culturais.