Entendemos as Histórias em Quadrinhos (HQs) como um gênero de linguagem autônoma que não pode estar indissociável da linguagem literária, uma vez que ambas apresentam uma narrativa impressa que têm início meio e fim. Além disso, possuem uma linguagem multissemiótica que produz sentido e estimula o prazer da leitura, possibilitando assim o alcance de um maior público. Concordamos com Lovetro (1995) quando diz que, “o encanto do desenho (...). O impacto visual é sempre a ‘mola’ que move a vontade de ler. (...) Os sons transformados em palavras são mágicos e dão a acústica da ação” (p.95). Hila (2009) observa que compreender “significa ter a capacidade de confrontar e entender as informações do texto somadas às informações trazidas pelo leitor para a produção de uma nova informação” (p.23). E é isto que pretendemos: expor as pessoas que ainda não desenvolveram o hábito da leitura a um gênero textual que possa facilitar a síntese necessária à leitura significativa. Daí a nossa proposição em apresentar a este público as histórias em quadrinhos. Tal compreensão foi possível através das nossas ações de catalogação do acervo da Biblioteca Popular Riacho do Navio (BPRN), em Piranhas-AL, a qual projetamos movimentar com a finalidade de mostrar que a biblioteca deve transpor sua territorialidade. Temos como objetivo, mostrar o quão prazeroso pode ser um momento de leitura, compreender os aspectos relacionados à questão da leitura de histórias em quadrinhos e o papel da biblioteca para a formação de leitores. ‘Ler, imaginar, criar, escrever’ é a fórmula que propomos para envolver crianças, jovens e adultos no mundo da leitura. Para que tais ações sejam alcançadas, somos movidos pela responsabilidade de conhecer melhor nosso objeto de trabalho, as HQ’s. Para isso, nos dedicamos a leituras e pesquisas que embasaram nossa compreensão a respeito das Histórias em Quadrinhos. Feito isto, propomos levar para pessoas da comunidade ações que ponha em destaque a necessidade da leitura. Ao enfocarmos a questão da leitura e o papel da biblioteca, as Histórias em Quadrinhos aparecem imediatamente como um gênero textual que serve como ferramenta para o estímulo da leitura. É necessário, incluir dentro do processo de formação do educador nos cursos de licenciatura, a compreensão de que se devem considerar os interesses dos futuros leitores, além de mostrar-lhes que desenvolver o hábito de ler pode (e deve) ser fácil e prazeroso.