O presente trabalho busca evidenciar os objetivos do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico em relação à contribuição para a formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura Plena Química da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O cenário da educação apresenta déficit de professores de Química, neste sentido as instituições formadoras de Professores estão propondo mudanças curriculares e inserindo projetos que visam promover motivação e oferecer oportunidade ao discentes para praticar a docência nas escolas públicas do Estado da Paraíba, objetivando a diminuição da evasão do curso de licenciatura Plena em Química. O projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico propõe diversas atividades visando derrubar com velhas práticas de ensino/aprendizagem, motivando os alunos de escola pública a estudar a disciplina Química ao mesmo tempo oportunizando aos graduandos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação com a prática da docência. Objetivando obter dados para essa pesquisa exploratória foi aplicado questionário aos Licenciados em Química, bolsistas de Iniciação a Docência (ID) do projeto e aos alunos de uma escola pública da cidade de Queimadas-PB. O questionário aplicados aos bolsistas indagava sobre o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico, se o mesmo contribuía para sua formação inicial e, se ele motiva os alunos a concluir o curso. O questionário aplicado aos alunos da escola pública perguntava sobre as contribuições que o projeto oferecia e quais as diferenças entre as praticas aplicadas pelos graduandos em química e as práticas convencionais. De acordo com os resultados obtidos com as respostas dos alunos de (ID) o projeto é para a iniciação á docência promovendo uma troca de conhecimentos entre os futuros professores e os alunos das escolas públicas. Em relação aos resultados obtidos com as respostas dos alunos da escola publica aponta que que as aulas ministradas através dos alunos de (ID) são motivadoras e atrativas tornando prazeroso o estudo da disciplina de Química.Com base nesses resultados ficou evidente que o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico promove uma interação entre os licenciandos em Química com os alunos das escolas públicas, realizando atividades motivadoras e qualificando esses futuros profissionais.