NA CONTEMPORANEIDADE, A DEGRADAÇÃO E A SUSCEPTIBILIDADE AOS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELO USO INDEVIDO DOS RECURSOS NATURAIS MOTIVAM A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE VISAM ESTIMULAR A GENERALIZAÇÃO DE ATITUDES COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE NATURAL, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE PROCESSOS EDUCATIVOS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EMERGE PARA ESTA FINALIDADE COMO SENDO UM PROCESSO DINÂMICO E PARTICIPATIVO, EFETIVADO SOB UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR, CAPAZ DE ARTICULAR EM ÂMBITO FORMAL E INFORMAL, O DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO PLENA DA CIDADANIA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI SISTEMATIZAR UM ROTEIRO DE PROTOCOLOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS, DESTINADO SERVIR COMO TERMO DE REFERÊNCIA, QUE GUIARÁ A GESTÃO MUNICIPAL NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PMEA, PARA O MUNICÍPIO DE ABARÉ/BA, A SER PRODUZIDO EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA ETAPA SERÁ A DE COLETA DE DADOS, DE CONSTRUÇÃO DE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS E PROPOSTAS DE EA; A SEGUNDA SERÁ A DE ANÁLISE DE DADOS E SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EA; A TERCEIRA SERÁ DE MONITORAMENTO E CONTROLE SOCIAL DAS INTERVENÇÕES DE EA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL APLICADA, DESCRITIVA, EFETIVADA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO PROBLEMA A QUAL UTILIZOU O MÉTODO INDUTIVO PARA ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS. FOI UTILIZADA COMO FONTE DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A LEGISLAÇÃO VIGENTE DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O PMEA SERVIRÁ DE CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL, DE ACESSO A POLÍTICAS PÚBLICAS, DE MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO SOCIOPOLÍTICA. O ESTUDO AMPLIA AS PERSPECTIVAS DE IMPLANTAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE AÇÕES DE EA NO MUNICÍPIO DE ABARÉ/BA E EM OUTROS MUNICÍPIOS..