POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FORMA DE MINIMIZAR A
DESIGUALDADE DIGITAL EVIDENCIADA PELA PANDEMIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69312 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2579 "inscrito_id" => 7309 "titulo" => """ POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FORMA DE MINIMIZAR A\r\n DESIGUALDADE DIGITAL EVIDENCIADA PELA PANDEMIA """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RETRATAR E ANALISAR O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA,\r\n AO PASSO QUE, ALÉM DO POUCO PREPARO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, AS\r\n DESIGUALDADES NO ACESSO A EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS E À INTERNET DE QUALIDADE TÊM IMPEDIDO\r\n QUE O ENSINO ON-LINE SEJA OFERTADO DE MANEIRA EQUITATIVA AOS ESTUDANTES. IMPERIOSA, ENTÃO, A\r\n FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR TAIS DESIGUALDADES E FIRMAR BASES PARA\r\n CONCRETIZAÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL, A FIM DE REFORMULAR O SISTEMA DE ENSINO DAQUI EM DIANTE. FOI\r\n UTILIZADA A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, INSERIDA NO CAMPO DOS ESTUDOS\r\n QUALITATIVOS. COMO RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS COLHIDOS EM PESQUISAS REALIZADAS PELO CENTRO\r\n REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC) VERIFICOUSE\r\n QUE EXISTE UMA GRANDE DESIGUALDADE NO ACESSO A COMPUTADORES E À INTERNET DE QUALIDADE ENTRE\r\n AS CLASSES SOCIAIS, O QUE PREJUDICA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS,\r\n PRINCIPALMENTE DURANTE A PANDEMIA, EM QUE ESSA SE TORNOU A FORMA EXCLUSIVA DE ENSINO NA MAIOR\r\n PARTE DAS INSTITUIÇÕES QUE OPTARAM EM DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES. NESSE CENÁRIO, ALGUMAS\r\n UNIVERSIDADES DESENVOLVERAM PROJETOS COMO FORMA DE UNIVERSALIZAR O APRENDIZADO, SUBSIDIANDO\r\n A AQUISIÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA,\r\n SERVINDO COMO MODELO A SER SEGUIDO POR TODO O SISTEMA DE ENSINO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "DIREITO À EDUCAÇÃO, PANDEMIA, ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID7309_01102020184941.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MAIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA MAIA" "autor_email" => "re_mribeiro@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69312 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2579 "inscrito_id" => 7309 "titulo" => """ POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FORMA DE MINIMIZAR A\r\n DESIGUALDADE DIGITAL EVIDENCIADA PELA PANDEMIA """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RETRATAR E ANALISAR O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA,\r\n AO PASSO QUE, ALÉM DO POUCO PREPARO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, AS\r\n DESIGUALDADES NO ACESSO A EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS E À INTERNET DE QUALIDADE TÊM IMPEDIDO\r\n QUE O ENSINO ON-LINE SEJA OFERTADO DE MANEIRA EQUITATIVA AOS ESTUDANTES. IMPERIOSA, ENTÃO, A\r\n FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR TAIS DESIGUALDADES E FIRMAR BASES PARA\r\n CONCRETIZAÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL, A FIM DE REFORMULAR O SISTEMA DE ENSINO DAQUI EM DIANTE. FOI\r\n UTILIZADA A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, INSERIDA NO CAMPO DOS ESTUDOS\r\n QUALITATIVOS. COMO RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS COLHIDOS EM PESQUISAS REALIZADAS PELO CENTRO\r\n REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC) VERIFICOUSE\r\n QUE EXISTE UMA GRANDE DESIGUALDADE NO ACESSO A COMPUTADORES E À INTERNET DE QUALIDADE ENTRE\r\n AS CLASSES SOCIAIS, O QUE PREJUDICA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS,\r\n PRINCIPALMENTE DURANTE A PANDEMIA, EM QUE ESSA SE TORNOU A FORMA EXCLUSIVA DE ENSINO NA MAIOR\r\n PARTE DAS INSTITUIÇÕES QUE OPTARAM EM DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES. NESSE CENÁRIO, ALGUMAS\r\n UNIVERSIDADES DESENVOLVERAM PROJETOS COMO FORMA DE UNIVERSALIZAR O APRENDIZADO, SUBSIDIANDO\r\n A AQUISIÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA,\r\n SERVINDO COMO MODELO A SER SEGUIDO POR TODO O SISTEMA DE ENSINO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "DIREITO À EDUCAÇÃO, PANDEMIA, ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID7309_01102020184941.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MAIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA MAIA" "autor_email" => "re_mribeiro@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }