DIANTE DE UM CENÁRIO DE RETROCESSOS NO CAMPO POLÍTICO BRASILEIRO, QUE TEM EFEITOS DIRETOS NOS SETORES EDUCACIONAIS, É URGENTE QUESTIONAR COMO OS/AS DOCENTES EM FORMAÇÃO ENTENDEM ESSAS QUESTÕES. PARA ISSO, BUSCOU-SE ANALISAR COMO PEDAGOGAS/OS EM FORMAÇÃO, DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE- PE, REPRESENTAM A POLÍTICA, COMPREENDENDO COMO TEM OCORRIDO SEU PROCESSO FORMATIVO E COMO RELACIONAM O FAZER PROFISSIONAL À POLÍTICA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DESCRITIVA DE NATUREZA QUALITATIVA COM 21 DISCENTES DO REFERIDO CURSO. OS/AS MESMOS/AS RESPONDERAM A UM FORMULÁRIO ONLINE, AS RESPOSTAS FORAM ABORDADAS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2016) E FORNECERAM O SEGUINTE PANORAMA: OS/AS FUTUROS/AS PEDAGOGOS/AS VEEM A POLÍTICA COMO CANAL PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, CONQUISTA DE DIREITOS E PROMOÇÃO DO BEM COMUM; REFEREM QUE O CURSO AUXILIOU A FORMAR UMA PERSPECTIVA POLÍTICA MAIS ABRANGENTE; E ACREDITAM QUE A EDUCAÇÃO É FERRAMENTA CAPAZ DE PROMOÇÃO DE CONSCIÊNCIA, CRITICIDADE E CIDADANIA.